Mais de 400 empresários já responderam pesquisa que alimentará desafios de Inovação Aberta em busca de soluções para o comércio e a indústria de Pernambuco
Recife, 27/03/2020 – A tecnologia pode ajudar as empresas de Pernambuco a enfrentarem a crise provocada pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Uma rede formada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a Prefeitura do Recife, as Federações do Comércio e da Indústria (Fecomércio e Fiepe), a Câmara Americana de Comércio do Recife (Amcham-Recife) e o Porto Digital lançou pesquisa online com empresários cujos dados servirão para lançar desafios de Inovação Aberta. A busca de soluções envolverá instituições de fomento, empresas e consultores de tecnologia e economia, que, juntos, buscarão as melhores propostas que contribuam para o resgate da economia do estado.
Mais de 400 micro, pequenos, médios e grandes empresários da indústria e do comércio do comércio de bens, serviços e turismo de micro já preencheram o formulário, que está acessível na internet pelo link bit.ly/PEcontraCOVID-19 até o próximo dia 30. O estudo começou no último dia 19 e os resultados preliminares apontam que 87,2% dos entrevistados são micro e pequenos empresários, principalmente nos segmentos de comércio e serviços voltados ao público de lazer e de indústrias de produtos não essenciais, como bebidas e confecção. Para 70% dos que responderam o questionário virtual, as perdas foram superiores a 50%.
“Além de declarar o quanto estão sendo afetados, os empresários estão informando o que fizeram para diminuir os efeitos negativos, e ainda apontaram quais os caminhos que eles enxergam para revertermos essa situação”, declara o presidente da AD Diper, Roberto Abreu.
“Os dados obtidos pela pesquisa serão tratados por economistas e designers para estruturarmos desafios de Inovação Aberta, voltados para solucionar ou diminuir os impactos socioeconômicos apontados, alinhando as recomendações dos especialistas com as expectativas e prioridades expressas pelos próprios empresários em suas respostas”, detalha o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Guilherme Calheiros.
ETAPAS – Os desafios de Inovação Aberta terão duas etapas: a primeira focando nas medidas mais emergenciais dos setores mais vulneráveis e a segunda para tratar de soluções de maior complexidade, buscando reduzir os efeitos de longo prazo provocados pela crise. As fases serão realizadas graças a uma ferramenta online, na qual os interessados em contribuir irão se inscrever, interagir e acompanhar a evolução de seus projetos.
Durante o processo, os participantes que tiverem as propostas inovadoras selecionadas serão acompanhados por mentores do ecossistema do Porto Digital e por representantes de diversos segmentos econômicos do estado. As melhores ideias receberão premiações em dinheiro para desenvolvimento e validação dessas soluções para os setores afetados. Podem participar todos os interessados, desde profissionais que tenham conhecimento técnico sobre os temas até empresas de tecnologia.
Mais informações:
Coordenação de Comunicação Corporativa – (81) 3181-7386
Jéssica Lima l (81) 98352-8496 | jessica.lima@addiper.pe.gov.br
Coordenação Geral de Relações Institucionais
Ana Rosa Cavalcanti l (81) 99904-4823| 99488-2367 – ana.rosa@addiper.pe.gov.br
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco | SDEC-PE
(81) 3182-1728 | comunicacaosdec@gmail.com I Bruna Siqueira Campos | (81) 98180-2780



