Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, e representantes da AD Diper participaram de evento no município de Bodocó nesta quarta-feira (13/04)
Ponto focal do Arranjo Produtivo Local do Leite na Região do Araripe, o município de Bodocó recebeu nesta quarta-feira (13/04) o Seminário “Elaboração do Planejamento Estratégico do Complexo Agroindustrial do Leite”. O evento teve como propósito reunir entidades que possam contribuir para o fortalecimento do Complexo que está sendo erguido no município. “Queremos reunir a sociedade para, através da articulação e do planejamento de ações, fortalecer o espaço que tem inauguração prevista para este semestre”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.
As obras do Complexo Agroindustrial do Leite contemplam um total de 18 queijarias com auditório, sala de administração, laboratório de inspeção do leite, restaurante, loja para comercialização dos produtos e estacionamento. As unidades deverão fabricar queijo manteiga, mussarela e coalho. Das 18, nove estão sendo financiadas pelo Governo do Estado e as outras nove pelo Governo Federal. Ao todo, via AD Diper, já foram aplicados R$ 3,2 milhões. Quando em operação, o Complexo gerará 234 empregos diretos, entre ordenha, transporte e pesagem. O convênio para viabilização do Complexo foi assinado em 2009 e é uma parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Bodocó e conta com incentivo do Governo Federal.
O EVENTO// O Seminário reuniu cerca de 300 pessoas entre parceiros, agentes governamentais e produtores e foi realizado no auditório do Centro Pastoral, na Praça Padre Pedro Modesto, S/N – Centro, ao lado da Igreja Matriz. Promovido pela Prefeitura do município, o evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e da Agência de Desenvolvimento do Estado (AD Diper). Compareceram bancos, entre eles a Caixa Econômica Federal (CEF), a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe) e o Banco do Nordeste (BNB), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Sebrae, a Fiepe, entre outras instituições.
A agropecuária leiteira é a principal atividade econômica do município. Com cerca de 2 mil produtores, este APL gera aproximadamente 12 mil empregos diretos e indiretos com uma movimentação mensal de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A produção diária de leite é de mais de 150 mil litros, o que torna a cidade a maior bacia leiteira da região do Araripe e a 3ª maior do Estado de Pernambuco.
Postada em 14/04/2016 Por Assessoria de Comunicação AD Diper.








