Em três frentes, a Agência de Desenvolvimento do Estado levará negócios, inovação e empreendedorismo ao maior festival de inovação, tecnologia e cultura do Brasil. Evento acontece entre 15 e 18 de outubro no bairro do Recife

Fotos: Antônio Holanda
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) chega para mais uma edição do REC’N’Play, considerado o maior festival de inovação, tecnologia e cultura do Brasil. Este ano, a Agência amplia sua participação e contabiliza mais de 120 atividades com foco em negócios, inovação e empreendedorismo, além de ocupar três pisos do Cais do Sertão e ceder espaços no Armazém 11 para outras programações do evento.
Serão promovidas programações no térreo, segundo e terceiro andares do Cais do Sertão com a Arena de Negócios e Sala Ponte Tech, o Espaço Pernambuco e o Play Delas, além de mesas redondas com foco em economia criativa e audiovisual no mezanino do Armazém 11. “O Rec’n’Play é o reflexo da força inovadora de Pernambuco. Estar aqui é reafirmar o papel da Adepe como articuladora do desenvolvimento econômico, conectando empreendedores, investidores e instituições para transformar ideias em resultados e fortalecer uma economia criativa, inclusiva e sustentável”, destacou Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Adepe.
ARENA DE NEGÓCIOS, ESPAÇO PERNAMBUCO E PONTE TECH// No Cais do Sertão, a Arena de Negócios, reunirá ações da Adepe, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), da da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). Em um espaço três vezes maior que em 2024, ocupando, além do primeiro andar, o térreo do Cais do Sertão e o segundo andar. A ocupação da Adepe se dará da seguinte forma: Térreo: Espaço Pernambuco e Lounge; 2º andar: Startup Expo e Sala Ponte Tech e 3º andar: Palco Moxotó e Palco Pajeú.
No térreo do Cais do Sertão, o Espaço Pernambuco reunirá Adepe, Secti, AGE e Facepe em um ambiente colaborativo, voltado à conexão entre o ecossistema de inovação e as políticas públicas de fomento ao desenvolvimento do Estado. O local também contará com exposição de produtos de oito marcas beneficiadas pelos programas PE Produz e Exporta PE, valorizando a economia criativa e os empreendedores pernambucanos. Entre elas estão: Cooperativa dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço da Mata – COSALMA; Xódo Produtos do Nordeste – Associação Comercial Industrial de Cultura, Turismo e Gastronomia de Lagoa do Carro; Café do Brejo; Café das Pedras; Capunga; Debron; Lavand’alma e Cooates de Barreiros.
No segundo andar, o espaço Startup Expo reunirá 70 startups/dia, totalizando 210 em todo evento, palco para 30 pessoas e mais de 50 atividades, entre Batalha de startups, pitches reversos, mentorias coletivas e rodadas de negócios e investimentos. A expectativa é superar o número de 650 conexões registradas em 2024, consolidando o espaço como um dos principais polos de inovação e empreendedorismo do Nordeste. Uma das novidades deste ano é a Sala Ponte Tech, dedicada a aproximar o setor produtivo das oportunidades criadas pelo poder público. O Ponte Tech é um programa da Adepe junto do Porto Digital com foco na conexão entre startups e indústrias tradicionais de todo o Brasil.
No terceiro andar, estarão localizados o Palco Moxotó e o Palco Pajeú, com capacidade para receber 100 pessoas cada, com conteúdos para pessoas executivas/empresas de grande porte com curadoria de Pierre Lucena.
“Em 2025, a Arena de Negócios ganha uma estrutura ampliada – três vezes maior que a da edição anterior – e se consolida como um dos principais pontos de encontro entre empreendedores, investidores, instituições e o setor público”, detalha a diretora-geral interina de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos, Meyrellen Gomes.
PLAY DELAS – Empreendedorismo feminino é o foco da trilha Play Delas, uma conexão entre a Adepe e a consultoria Soma com Você, da jornalista Bruna Oliveira. A programação contará com paineis e mentorias que destacam histórias de mulheres que estão transformando seus setores por meio da inovação e do impacto social. Os paineis do Play Delas serão três e acontecerão na Sala Ponte Tech: Mulheres em Ação: Design e Agilidade para tirar ideias do papel – com Mari Cid (SJCC); Raquel Laureano (Cesar School); Déa de Paula (Adepe), com mediação de Bruna Oliveira (Soma com Você) – 15/10, às 13h30, no Cais do Sertão; Testar, Aprender e Evoluir: O Poder da Experimentação Feminina – com Meiryelen Gomes (Adepe); Lívia Moura (Sebrae/PE); Caroline Carneiro (Porto Digital), com mediação de Bruna Oliveira (Soma com Você) – 16/10, às 13h30; e Futuro Feito por Gente: Novos Lugares no Empreendedorismo Feminino – com Madu Rocha (Sebrae Delas PE); Priscila Krause (vice-governadora de Pernambuco) e Juliana Gouveia (secretária da Mulher de Pernambuco), com mediação de Bruna Oliveira (Soma com Você) – 17/10, às 15h20, no Cais do Sertão.
Além deles, o Play Delas também contará a história de empreendedoras como Negralinda, do Instituto Negralinda, que a partir do apoio do edital PE Produz da Adepe, transformou a vida de marisqueiras da Mata Sul de Pernambuco. Além dos painéis, a programação oferece mentorias dinâmicas e colaborativas com especialistas como Karla Marques e Giorgina Carneiro, que vão ajudar mulheres a alavancar seus negócios. Uma parceria com a Adepe, Abrasel Pernambuco e Senai Pernambuco irá ofertar almoço e transporte para 20 mulheres em vulnerabilidade social que participarão do evento, reforçando o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento. A programação completa do Play Delas pode ser conferida no site: https://somacom.vc/playdelas
PALESTRAS// Além das atividades na Arena de Negócios, Ana Luiza Ferreira também estará presente em duas programações dentro do REC’N’Play: um painel e uma roda de conversa. E são eles: Painel “Inovação Circular: A Nova Fronteira da Competitividade Automotiva” (15/10) às 16h20, na Cesar School. O painel reunirá ainda Leonardo Gomes (DEKRA), Bruno Oliveira (Automotive Business), Alexandre Aquino (vice-presidente de Economia Circular da Stellantis South America) e Ana Cláudia Veras (gerente de Desenvolvimento e Operações do CESAR), em um debate sobre os desafios e oportunidades da transição para um modelo de produção automotiva mais sustentável e competitivo. Já em 17/10, Ana Luiza estará presente na mesa redonda Armadilhas e oportunidades no mercado B2B do Sudeste: como vender mais sem se perder no caminho. Participam também Tiago Farias (Truechange); e Socorro Macedo (Le Fil), com mediação de Fellipe Sabat (Porto Digital). Juntos, eles irão debater práticas, aprendizados e armadilhas comuns no processo de crescimento comercial, com foco em inovação, posicionamento e eficiência.
ECONOMIA CRIATIVA – No mezanino do Armazém 11, uma série de rodas de conversa abordarão audiovisual, economia criativa e sustentabilidade. Na quinta-feira (16), a programação começa às 10h, com a roda de conversa Audiovisual em Rede – políticas públicas e formação para o setor audiovisual. Como garantir a continuidade e descentralização dos recursos nas políticas públicas do audiovisual em Pernambuco? Como a formação universitária – especialmente na universidade pública pode potencializar a preparação de novos profissionais e ajudar na discussão dos rumos do setor?
Estarão presentes: Mannu Costa (professora do curso de Cinema e Audiovisual de Cinema da UFPE), Clarice Andrade (diretora de fomento da Fundarpe) com mediação de Maria Samara, coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco. No mesmo dia, às 16h, será debatido “Os cinemas feitos por mulheres – as perspectivas femininas na realização audiovisual” com a presença de Cecília da Fonte (diretora, roteirista, pesquisadora, produtora e integrante do coletivo Mulheres no Audiovisual Pernambucano), Luly Giselle (atriz, diretora de arte e realizadora), Lívia de Melo (Produtora audiovisual e cofundadora da Vilarejo Filmes), Erlânia Nascimento (Realizadora audiovisual multifacetada) com a mediação de Maria Cardozo.
Já no dia 17/10, às 10h, será a vez de discutir Economia Criativa e sustentabilidade – um bom negócio para o planeta, com Isac Filho (Arquiteto, co-idealizador da Casa Criatura e gerente de Espaços e Equipamentos Criativos da Adepe), Bruna Albuquerque (Fundadora da Consultoria ESG Manifesto Ambiental) e mediação de Rosália Vasconcelos (Adepe).
Às 15h, o debate será Olhares da Quebrada: A potência do audiovisual periférico com a participação de Tassia Seabra (Idealizadora do Cine Maré, gestora cultural, diretora e documentarista), Marlon Diego (Cofundador do Coletivo Nós Cria) e Odara Canuto (Integrante do CoqueVídeo e multiartista) com mediação de Martihene Oliveira.
REC’N’PLAY 2025
de 15 a 18 de outubro de 2025 – Bairro do Recife
Inscrições no site: https://recnplay.pe/




