
Em atuação conjunta às comunidades pesqueiras do município de Itapissuma (PE), o Projeto Pesca de Valor, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper), deu início à emissão do Selo Pescado Livre de Óleo.
Após o derramamento de óleo na costa nordestina em 2019, a atividade da pesca da região foi fortemente abalada, situação agravada com a pandemia de Covid-19. O Selo certifica que os produtos de pesca locais não sofrem com a contaminação decorrente do derramamento.
O seu desenvolvimento foi iniciado em meados de julho de 2020, por meio de mapeamento das áreas atingidas, cruzamentos com as regiões utilizadas para pesca local, análises laboratoriais periódicas de amostras e oficinas formativas com a comunidade pesqueira para a elaboração de padrões de certificação. Em Itapissuma, pescadores(as) associados(as) podem solicitar, junto à Colônia Z-10, a emissão do selo para seus produtos. “Creio que teremos grandes benefícios para a nossa comunidade.
Esse selo vai ajudar no valor do pescado. Completou dois anos do derramamento do óleo no Nordeste e ter esse selo é de grande valor para nós”, comemora a presidenta da Colônia Z-10, Miriam Mousinho. Fundada em 1927, a Colônia conta com cerca de 400 pescadores e pescadoras artesanais associados(as), que são diretamente beneficiados(as) pelo Projeto, sendo em sua maioria mulheres.
Para André Brugger, coordenador de Aquicultura e Pesca Sustentáveis do IABS, o selo representa os esforços de todos os envolvidos. “Após um ano de atividades técnicas e colaboração com pescadores e pescadoras de Itapissuma, o Selo Pescado Livre de Óleo chega para reforçar a confiança dos consumidores e contribuir para novas oportunidades de venda de pescados na região”.
Projeto Pesca de Valor O Pesca de Valor, projeto inédito e único em território nacional, está em atividade desde 2020 e foi uma das iniciativas selecionadas na segunda edição do Programa de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais – Força Local, com aportes financeiros de R$ 300 mil pela AD Diper e de R$ 216 mil pelo IABS. “O Governo de Pernambuco reforça seu compromisso com o desenvolvimento de ponta a ponta do nosso estado, seja por meio da atração de grandes empreendimentos ou por meio do apoio a pequenos produtores.
Este selo representa uma grande vitória para o Programa Força Local que já chega a sua quarta edição e marca presença em todas as regiões pernambucanas em mais de 100 municípios”, detalha o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima. “O derramamento de óleo trouxe insegurança em relação aos contaminantes hidrocarbonetos provenientes do petróleo na nossa costa. A partir de agora, o selo garante que a população consuma um produto livre dessas toxinas e assim garantimos o sustento da colônia de pescadores”, finalizou o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, João Suassuna.



