Realizada pelo Governo do Estado com o Sebrae, ação contempla sete territórios pernambucanos; na RMR, será na segunda-feira, dia 7 de abril, das 9h às 16h30, no Cais do Sertão
O Programa Pernambuco Artesão lança suas Jornadas Criativas no Recife, na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, a partir das 9h, no Cais do Sertão. Cerca de 300 artesãs e artesãos da Capital e da Região Metropolitana se inscreveram para participar do evento, que terá na programação, pela manhã, a palestra “Artesanato: Da Produção ao Mercado”, e, pela tarde, o debate “Artesanato e Desenvolvimento”, que discutirá a realidade local do setor do artesanato.

As Jornadas Criativas são uma das ações do Programa Pernambuco Artesão, que é realizado graças a convênio do Sebrae e do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, que executa no Estado o PAPE — Programa do Artesanato de Pernambuco. Sete territórios pernambucanos, da Capital ao Sertão, estão contemplados nesta ação, que já passou por Caruaru e Garanhuns e, depois do Recife, ainda viajará para Goiana (09/04), Petrolina (28/04), Araripina (30/04) e Serra Talhada (09/05).
Para estimular os artesãos a aprimorarem os seus trabalhos e a ampliarem as redes e os mercados, o evento de lançamento das Jornadas Criativas, na próxima segunda-feira, vai promover a palestra “Artesanato: Da Produção ao Mercado”, ministrada por Dorotéa Naddeo (MG), especialista em gestão de projetos de artesanato, e também o debate “Artesanato e Desenvolvimento”, mediado por O Imaginário, laboratório de Design da UFPE que prepara o Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado pela Adepe em 2023.

Entre o total de inscritos, 20 serão selecionados para participar de uma programação mais longa, que vai se estender de 11 de abril a 9 de maio, com mentorias coletivas e consultorias individuais, gratuitas, com Jackson Araújo e Isabel Castro. Comunicólogo especializado em análise de comportamento, cultura e mídia, Jackson é consultor criativo e pesquisa movimentos e expressões ligados à chamada Economia Afetiva. Designer Industrial, Isabel desenvolve coleções e produtos inovadores para marcas e fábricas, aplicando design para gestão de resíduos têxteis.
“As Jornadas Criativas do Programa Pernambuco Artesão representam o que há de mais convergente entre os saberes e fazeres tradicionais e os princípios essenciais do design e do acesso ao mercado”, diz Roberto Meireles, diretor da ABPModa, que assina a curadoria desta ação. Para tanto, reforça, é criada “uma conexão sensível e respeitosa entre os consultores e os artesãos participantes, formando um ambiente propício para uma atividade geradora de valor”.
De acordo com o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, a instituição tem desenvolvido um trabalho contínuo com os artesãos do Estado, por meio de três eixos de atuação: gestão, inovação e acesso a mercado. “O Programa Pernambuco Artesão reúne todas essas ações, com o propósito de que os artesãos sejam bem-sucedidos como empreendedores. Nessa etapa de Jornadas Criativas, queremos capacitá-los e apoiá-los no desenvolvimento de novos produtos, para que eles se tornem mais competitivos”, afirma.
“Executar políticas que fomentem o desenvolvimento do artesanato e dos artesãos do nosso Estado é uma das premissas do nosso trabalho aqui na Adepe. Quem trabalha com o fazer manual encontra no Programa Pernambuco Artesão uma excelente oportunidade de se qualificar gratuitamente e de estar em contato direto com as políticas do Governo de Pernambuco para artesãs e artesãos de todas as regiões, do Litoral ao Sertão”, detalha o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho.
CONVÊNIO
O Programa Pernambuco Artesão foi lançado na 24ª Fenearte. Em dezembro de 2024, a iniciativa levou oito artesãs pernambucanas para a Expoartesanías, feira que acontece em Bogotá, Colômbia, e também viabilizou a viagem de dez artesãs e artesãos de todo o Estado para a 35ª Feira Nacional do Artesanato — Expominas, realizada em Belo Horizonte.
Neste primeiro semestre, além das Jornadas Criativas, que já contemplaram 300 artesãos em Caruaru e Garanhuns, o programa viabilizará a ida de seis artesãos e/ou associações para o 19º Salão do Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras e realizará oficinas de marketing digital e gestão financeira, fora palestras sobre linhas de crédito.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Adepe
Romero Rafael — (81) 99720-7567 / romero.rafael@adepe.pe.gov.br
Simone Medeiros — (81) 99669-8019 / simone.medeiros@adepe.pe.gov.br
Sebrae/PE
Amanda Claudino – (81) 99874-4392 / amandac@pe.sebrae.com.br
Larissa Correia – (81) 98489-7100/ larissa.correia@partners360.com.br




