Encontro, promovido pela SDEC e AD Diper, aconteceu na última sexta-feira (26) em Garanhuns e discutiu estratégias, metas e atividades para o fomento da bacia leiteira do Estado

garanhuns_rhuda_jardim

Garanhuns, 26/07/2019 – A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) comandou, nessa sexta-feira (26), a segunda Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados. O preço do leite no mercado local esteve entre as discussões de interesse dos diversos atores desta cadeia, assim como a apresentação do Plano Safra do Banco de Brasil 2019/2020. A reunião aconteceu no Instituto de Laticínios do Agreste (ILA), em Garanhuns.

A Câmara reuniu representantes de várias entidades públicas, privadas e de organizações não governamentais com o objetivo de estabelecer metas e promover estratégias de desenvolvimento voltadas à bacia leiteira. O órgão consultivo é gerido, desde o início deste ano, pela AD Diper, que é uma vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O secretário Bruno Schwambach e o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, estiveram presentes.

garanhuns_rhuda_jardim3

Na opinião de Schwambach, a operacionalização da Câmara Setorial do Leite e os decretos voltados à proteção do produtor local, tanto de leite como de laticínios, têm tido um papel fundamental no soerguimento do setor. “São ações estruturadoras que estão dando um norte para solucionarmos a crise que o setor passou após os anos de seca aqui em Pernambuco”, reforça o gestor. Há uma semana, o secretário esteve em Garanhuns para uma reunião com mais de 20 empresários da avicultura.

Abreu e Lima, por sua vez, afirma que, desde a retomada do trabalho das Câmaras Setoriais, em março, a do Leite e Derivados é a que produz mais resultados. “Já estamos na terceira reunião, sendo duas Ordinárias e uma Extraordinária. E como a produção de leite é maior no Agreste, decidimos intercalar os encontros no Recife e em Garanhuns”, destaca. O último encontro ocorreu no dia 27 de maio.

garanhuns_rhuda_jardim2

PRODUÇÃO DE GRANDE PORTE

Pernambuco está entre os 10 maiores estados produtores de leite do Brasil, sendo o segundo no Nordeste, atrás apenas da Bahia. O setor movimenta, anualmente, R$ 1 bilhão só na bovinocultura de leite, sem considerar derivados e produtos lácteos industrializados. O segmento gera cerca 100 mil empregos diretos e indiretos na atividade de produção de leite. Desde 2014, a produção está em crescimento – hoje, há uma geração de 2 milhões de litros/dia.

COMO FUNCIONAM AS CÂMARAS

O objetivo das Câmaras é promover a integração entre o meio público e o privado para que se façam políticas públicas eficientes para os segmentos, vez que cada câmara tem um presidente responsável por reunir as maiores necessidades de determinada área e encaminhá-las ao Governo do Estado. Até o momento são 11 Câmaras Setoriais.

A AD Diper é responsável por manter o contato direto com essas Câmaras, tendo o intuito de conhecer e atender às principais demandas de cada área a partir de reuniões, gerenciando, protocolando e dando suporte para agilizar os resultados. Assim, os incentivos fiscais e outros investimentos serão realizados de acordo com as reais demandas dos segmentos, pensando a curto, médio e longo prazo de forma estruturada e eficiente.

Agendas de participantes:

Aém de SDEC e AD Diper, o evento contou com a presença de representantes dos seguintes órgãos:

  • Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA);

  • Secretaria da Fazenda (Sefaz);

  • Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro);

  • Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA);

  • Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe);

  • Sindicato dos Produtores de Leite de PE (Sinproleite);

  • Sindicato das Indústrias do Leite (Sindleite);

  • Associação de Certificação do Queijo Coalho do Agreste de PE (CQP);

  • Sociedade Nordestina de Criadores (SNC);

  • Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe);

  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);

  • Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).

Fotos Rhudá Jardim/ Informações da SDEC/AD Diper

julho 2019

Compartilhe: