O Porto Digital e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), por meio do programa Desenvolve.AI, apresenta o primeiro relatório do mapeamento de startups, empresas e iniciativas ligadas ao ecossistema integrado de tecnologia e inovação no Estado de Pernambuco, o Ecossistema.PE. O documento já pode ser conferido online (clique aqui).

O mapeamento tem como objetivo conhecer melhor as empresas que compõem o ecossistema de inovação de Pernambuco: empresas de tecnologia, startups, institutos de ciência e tecnologia (ICT), incubadoras, aceleradoras, agências de fomento, investidores, empresas juniores, entre outros. Os objetivos também incluem a geração de insights, o aumento do pool de informação disponível, a geração de novos negócios e, claro, tornar o nosso ecossistema visível para o mundo.

“O Ecossistema.PE ainda servirá como ponto de partida para participação em programas de inovação aberta e matchmaking, assim como outras ações ofertadas pelos principais atores do polo. Afinal, além de ser uma ferramenta para o próprio ecossistema, também é um portfólio do que nós, como polo de tecnologia de relevância nacional e internacional, podemos oferecer”, explica o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

De acordo com o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, o mapeamento é de fundamental importância para todos os atores do programa Desenvolve.AI: “O mapeamento do ecossistema e soluções é uma etapa crucial para o sucesso do Desenvolve.AI. Sabendo da necessidade das empresas e tendo acesso às soluções e pesquisas já em andamento, aumentamos muito a chance de resolvermos problemas relevantes das nossas indústrias.”

A iniciativa conta com apoio do Sebrae Pernambuco, Softex Recife, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro PE/PB), a comunidade de startups Manguez.al e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope).

A próxima etapa e a maior entrega do Ecossistema.PE é a criação de uma plataforma que receberá todos os dados colhidos e gerará conteúdo, fará a promoção de iniciativas dos entes e mostrará oportunidades de fomento e conexão para o ecossistema de inovação do Estado. Lembramos que as instituições que não tiveram suas informações publicadas nesta primeira fase poderão, sem prejuízo de exposição, cadastrar suas informações na plataforma através deste link.

Sobre o Desenvolve.AI

O Desenvolve.AI é um programa criado para direcionar o uso inteligente do benefício fiscal referente as empresas participantes do INOVAR PE com o principal objetivo de identificar problemas variados e conectá-los com soluções inovadoras, trazendo não só uma resolução interna para a empresa como também um impacto transversal no ecossistema de inovação e industrial de Pernambuco.

O Desenvolve.AI é dividido em duas etapas: na primeira fase, as empresas realizam a submissão ao mapeamento através de uma chamada aberta, onde são avaliadas e aderem ao programa. Em seguida, passam por uma imersão ao negócio, entendendo os seus desafios e seus possíveis pontos de entrada para eventuais melhorias. Em paralelo, serão mapeadas as soluções existentes ou em desenvolvimento dentro das próprias startups, grupos de pesquisa e empresas tecnológicas: é exatamente aqui que entra o Ecossistema.PE.

A segunda fase consiste na conexão entre desafios-soluções para uma possível validação e contratação da encomenda tecnológica, que acontecerá logo após ao desenvolvimento de um MVP (sigla em inglês que quer dizer “Produto Minimamente Viável”).

Assim, após à seleção dessas soluções escolhidas, as empresas poderão continuar investindo o restante da sua contrapartida em pesquisa e desenvolvimento conforme preconiza a legislação do Inovar-PE.

julho 2020

Compartilhe: