AD Diper possui papel estratégico na esfera econômica e política do Governo de Pernambuco promovendo a ponte entre o empresariado e o poder estadual para a atração de novos negócios
Com a missão de facilitar a chegada e intermediar a concretização de negócios em Pernambuco a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) foi considerada por 73% dos empresários pernambucanos como totalmente eficiente no atendimento das demandas à iniciativa privada entre os órgãos públicos. O resultado foi apresentado pelo Comitê de Desburocratização do Sistema LIDE Pernambuco que divulgou a pesquisa “Desburocratização – Como o empresariado avalia a prestação de serviços públicos em Pernambuco”, realizada entre 17 de abril e 3 de maio de 2021 e ouviu representantes de diversos setores – serviços (49%), comércio (18%), indústria (19%), agronegócios (5%) e outros (8%). A abordagem avaliou as 12 instituições públicas mais demandadas pela classe empresarial nas suas rotinas diárias.
De acordo com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, a pesquisa aponta as prioridades para que se possa superar o grande desafio da desburocratização. Roberto Abreu e Lima também enxerga, no contexto da burocracia, duas grandes vertentes: a da regulamentação – que tem relação com as normas, leis e procedimentos internos -, e a da cultura das instituições públicas. “O serviço público preserva normas e procedimentos internos pela cultura do controle para ter o máximo de informações possíveis”, pondera.
O gestor ressalta também que a digitalização promove grande impulso à redução da burocracia. “O paradigma que estamos começando a enfrentar é de que trazer os processos analógicos para o mundo digital, apesar dos ganhos de eficiência não é o suficiente para uma verdadeira transformação digital. Precisamos fazer a travessia de transformação de processos analógicos em digitais”, ressalta.
A AD Diper é responsável por iniciar toda a negociação com as indústrias interessadas em se instalar em Pernambuco, promovendo a chegada de novos negócios e a criação de mais postos de trabalho e renda para nossa população. Nos últimos dois anos, mesmo com a grave crise econômica em virtude da pandemia da Covid-19, 38 empresas iniciaram suas obras civis ou já estão em operação em Pernambuco. Isso tudo graças ao trabalho de atração de investimentos realizado pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e AD Diper. Os aportes privados ultrapassaram os R$ 6 bilhões, impulsionando a criação de novas 10 mil vagas de emprego nos próximos anos.

junho 2021

Compartilhe: