A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a Adepe, foi até o município de Floresta para participar da entrega dos kits de proteção individual (EPI) da Associação de Produtores Unidos do Mari e Região.

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a Adepe, foi até o município de Floresta, no Sertão de Itaparica, para participar da entrega dos kits de proteção individual (EPI), colmeias e fumigadores a 10 mulheres apicultoras da Associação de Produtores Unidos do Mari e Região (APUMR), que foi contemplada no primeiro edital do PE Produz.
Com segundo edital aberto, o Programa PE Produz, de apoio a arranjos produtivos de todo o estado, colhe resultados dos aportes realizados em sua primeira edição que beneficiou um total de 33 associações. Os investimentos realizados por meio do Programa são aplicados para aumentar a competitividade de pequenos produtores que investem em aquisição de equipamentos e capacitações, por exemplo. A expectativa é que, neste segundo edital, este número chegue a 60 entidades. Todas as doze regiões de desenvolvimento foram beneficiadas na primeira edição do Programa lançado em 2023. Projetos de diversas áreas foram contemplados, entre eles: confecção, fruticultura, tecnologia da informação, agricultura familiar, apicultura, mandiocultura, laticínios, caprinovinocultura, avicultura, piscicultura, aquicultura, panificação, turismo, artesanato, panificação, entre outros.
A abrangência destaca a intenção do programa de promover a diversificação e fortalecimento de diferentes setores da economia local. “O principal objetivo do PE Produz é proporcionar mais dignidade, autonomia financeira e qualidade de vida aos pequenos produtores de Pernambuco, que estão espalhados por todo o estado”, detalhou a gerente de Fomento e Inovação da Adepe, Meiryelen Gomes. Projetos de diversas áreas foram contemplados no primeiro edital – que teve resultado final divulgado em fevereiro deste ano -, incluindo os setores de confecção, fruticultura, tecnologia da informação, agricultura familiar, apicultura, mandiocultura, laticínios, caprinovinocultura, avicultura, piscicultura, aquicultura, panificação, turismo, artesanato, panificação, entre outros presentes em Pernambuco.
Além do aporte financeiro, a Adepe dá suporte às entidades com equipe à disposição para dúvidas e esclarecimentos; visitas técnicas periódicas e trabalhos de integração e diálogo. O objetivo dos encontros não é apenas uma prestação de contas, mas principalmente ouvir os associados em relação às expectativas e pontos que demandam suporte.
EDITAL ABERTO – O segundo edital do PE Produz está aberto até o dia 12/11, com R$ 16 milhões em investimentos que serão distribuídos para entidades de mais 30 segmentos dos arranjos produtivos de Pernambuco. O detalhamento e a submissão de projetos estão disponíveis no site: www.adepe.pe.gov.br. Para dúvidas e mais informações: (81) 3181-7327 ou pelo e-mail apl@adepe.pe.gov.br O programa PE Produz, iniciativa do Governo de Pernambuco realizada através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), é voltado para entidades e associações de direitos privados sem fins lucrativos que trabalham com produções nos arranjos produtivos do estado.




