O Governo de Pernambuco, por meio da AD Diper, acompanha a implantação das empresas desde os primeiros passos, dando suporte e apoio na interlocução entre os diversos órgãos e entidades para auxiliar na consolidação dos empreendimentos no estado
Recife, 14/01/2021 – O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, visitou nesta quinta-feira (14/1), duas novas conquistas para o setor automotivo de Pernambuco. A fábrica da Benteler, multinacional alemã, que já está em operação e a planta da Itaesbra que está em fase de construção, com início das operações previsto para abril. Estimam-se investimentos de R$ 357 milhões e a criação de 380 postos de trabalho nas duas plantas.
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, acompanha a visita. A AD Diper é responsável pela articulação direta com as empresas ao longo dos últimos meses, auxiliando na resolução de questões primordiais para a instalação dos empreendimentos. “Mais este passo para o avanço do desenvolvimento do parque fabril da FCA reafirma o movimento contrário que está acontecendo em outros estados, como o exemplo do fechamento da Ford. Em Pernambuco, continuamos firmes e fortes procurando gerar emprego e renda para o nosso povo”, afirma, Roberto Abreu e Lima.
A planta da Benteler em Pernambuco é a sétima fábrica em operação no Brasil, sendo a segunda no Nordeste (a primeira na região foi instalada em Camaçari, Bahia). A nova filial, construída em uma área de 30 hectares, concentrará as demandas da planta FCA/Jeep em Pernambuco, na confecção de estamparia quente. A indústria automobilística tem usado peças estampadas a quente na fabricação de veículos tanto para aumentar a segurança dos carros como para reduzir a emissão de CO², além de ser uma maneira econômica de obter significativas melhorias em termos de redução de peso e segurança veicular.
Já a unidade da Itaesbra, empresa familiar de origem brasileira, fabricante de componentes automotivos fundada em 1956, atuará no processo de estamparia a frio, operando com prensas modernas e totalmente automatizadas com alimentadores e desbobinadores eletrônicos, que processam estampagem convencional (corte, dobra e repuxo), conformação de tubos e fine blank com equipamentos de 40 a 1000 toneladas. Nesse aspecto, para sua planta em Pernambuco, a Itaesbra produzirá peças estampadas pequenas e médias e conjuntos soldados (seis projetos de carros), produzindo cerca de 11 part-numbers diferentes.



