É com grande pesar que a AD Diper e o Centro de Artesanato de Pernambuco comunicam o falecimento do Mestre artesão Manuel Eudócio. O velório está sendo realizado na Igreja Vale da Bênção no Alto do Moura e o sepultamento foi realizado no cemitério Parque dos Arcos, às 16h, em Caruaru.
O Governo do Estado solidariza-se com a família do Mestre nesse momento de despedida e reafirma a sua importância na produção artesanal pernambucana, ele que era considerado o último artesão da geração de Mestre Vitalino.
Manuel Eudócio Rodrigues nasceu no Alto do Moura, Caruaru, no dia 28 de janeiro de 1931. Em 1948, com 17 anos, iniciou sua vida de artesão do barro já em convívio com o Mestre Vitalino, de quem se tornou discípulo. Mestre Eudócio, com a sua genial capacidade criativa, desenvolveu um estilo próprio, característico das suas esculturas, que incorporavam o folclore do Nordeste brasileiro e o cotidiano do seu povo. As peças produzidas por ele eram confeccionadas em argila úmida e queimadas sem utilização de esmaltes em um forno à lenha no quintal de sua casa. Depois de queimadas, algumas esculturas passavam pelo processo de pintura e eram ornamentadas com tintas a óleo. brilhosas ou foscas. As demais peças eram caracterizadas pela bela cor natural do barro.
Integrante da Alameda dos Mestres Janete Costa na Fenearte, ele produziu mais de cinqüenta mil peças, dentre as quais destacam-se: Lampião e Maria Bonita; Bastião e Caterina; Bumba-Meu-Boi, personagens do Maracatu Rural e de Baque Virado; Carrossel do Parque de Diversão; Trio Nordestino (músicos com Sanfona, Triângulo e Zabumba).
Graças à sua criatividade, ao seu talento e à sua indispensável contribuição para o enaltecimento da Arte do Barro, Mestre Eudócio, em maio de 2002, foi eleito PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO.
As suas esculturas ilustram os acervos de importantes museus e coleções particulares. Seu trabalho alcançou um grande reconhecimento nos principais centros metropolitanos no Brasil e, também conquistou clientela importante em países como Alemanha, França Portugal e Estados Unidos.




