Iniciativa do Governo do Estado, Loja de Moda Autoral de Pernambuco vai apresentar roupas e acessórios de designers e estilistas pernambucanos, dia 30

Pelo segundo ano, a MAPE – Loja de Moda Autoral de Pernambuco vai desfilar no Festival do Jeans de Toritama, que realiza a sua 23ª edição desta quarta-feira (30) até sábado (3 de maio), na cidade do Agreste. A MAPE, que apresentará na noite de abertura do evento um conjunto de peças de criadores da moda autoral pernambucana, é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – Adepe, que por mais um ano é apoiadora do festival na Capital do Jeans.

Para o desfile no Festival do Jeans de Toritama, a MAPE levará à passarela uma seleção de roupas de alguns dos 85 designers e estilistas que compõem a loja. Essas peças serão combinadas com outras em jeans dos acervos deles. Também serão vistas bolsas produzidas com o tecido, de marcas que estão na MAPE, como Daterra Project (de Riacho das Almas, que reaproveita resíduos têxteis do Polo de Confecções do Agreste) e Gatos de Rua (Recife), além de sapatos confeccionados em jeans por Fernando Viana (Recife).

Montado numa paleta que varia entre cru, azul e preto, marcada por pontos em vermelho, o desfile da MAPE apresentará uma amostra da produção de moda autoral em Pernambuco. Por moda autoral, entenda-se uma criação livre de tendências, feita com originalidade e que se utiliza de elementos da cultura. O desfile da MAPE é fechado para os convidados da noite de abertura do Festival de Jeans de Toritama, mas poderá ser acompanhado ao vivo online, por volta das 20h30, pelo canal do evento no YouTube, FJT Digital.

Política pública do Governo do Estado para fomentar a economia criativa de Pernambuco, a MAPE funciona em formato de loja colaborativa, comercializando atualmente roupas, acessórios e calçados de 85 marcas pernambucanas de moda autoral. Está localizada junto ao Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero do Recife, cartão postal da capital pernambucana, e vem se consolidando, dede a sua inauguração, em julho de 2021, como uma importante vitrine da cadeia produtiva de moda autoral do Estado, para pernambucanos e visitantes.

A administração da MAPE é feita pela Adepe, que atua no fortalecimento da economia do Estado, incentivando cadeias produtivas, projetos e eventos que impulsionam o crescimento regional — como é o caso do Festival do Jeans de Toritama. “O FJT consolida-se no calendário brasileiro como um evento que aponta tendências e oportunidades, além de nos destacar como um dos maiores produtores de jeans no país. O Governo do Estado e a Adepe apoiam o evento e outras políticas que incentivam a criação e a moda produzida na Capital do Jeans, Toritama, no Polo de Confecções do Agreste e em todo o Estado de Pernambuco”, afirma André Teixeira Filho, presidente da Adepe.

abril 2025

Compartilhe: