As empresas do segmento instaladas em Suape são responsáveis por uma significativa mudança da estrutura produtiva do Estado de Pernambuco, não só pelos vultosos investimentos e de temporalidade de longo prazo, mas também por atrair em seu entorno a instalação de dezenas de empresas com importante conteúdo tecnológico.
A Refinaria Abreu e Lima é a maior empresa do setor instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape, com capacidade para processamento de 230 mil barris de petróleo por dia/ nos próximos anos. Além da Refinaria, operam outras duas empresas estruturadoras: a Petroquímica Suape (Grupo Alpek), e a Indorama Ventures. Ambas são responsáveis por produzir pré-forma PET, resina plástica reconhecida como a mais resistente para fabricação de garrafas e embalagens plásticas. A planta do Grupo Alpek também produz ácido tereftálico purificado (PTA) e filamentos de poliéster. O Polo Petroquímico ainda abastece seis empresas instaladas em Suape, fortalecendo o sistema de adensamento da cadeia industrial. Outras empresas que integram e fortalecem o polo são: AkzoNobel, Indorama Ventures, Terphane, Tigre e Amanco Mexichem.
Nesse esforço, tais empresas–âncora estão sendo capazes de induzirem no seu entorno dezenas de empresas produtoras de bens e serviços, também com a mesma vocação de desenvolvimento contínuo do seu conteúdo tecnológico e no qual se evita a mera difusão e consumo dos produtos das técnicas em favor do desenvolvimento de novas tecnologias, reduzindo as possibilidades de reforço à reprodução das estruturas econômicas e sociais díspares que caracterizam o subdesenvolvimento em diferentes escalas territoriais.