O Programa Desenvolve.AI – fruto de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Porto Digital-, vem conectando grandes indústrias ao ecossistema de inovação local e nacional para levar soluções aos problemas que as companhias enfrentam. É assim que Desenvolve.AI tem ajudado tanto às indústrias a agilizar e simplificar seus processos, quanto a startups a captarem mais clientes.
O pré-requisito para participar do Programa é que as empresas sejam incentivadas pelo Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe). O superintendente de Inovação do Porto Digital, Fellipe Sabat, explica que estas empresas têm a obrigação de realizar investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, conforme a Lei nº 15.063, de 4 de setembro de 2013, que foi regulamentada pelo Decreto nº 40.218, de 20 de dezembro de 2013.
As companhias, no entanto, tinham dificuldades para cumprir essa determinação. “Elas eram obrigadas a realizar investimentos, mas não conheciam o regramento, não sabiam como investir e se beneficiar desse arcabouço de conhecimento sobre programas de inovação aberta, cujo propósito é inovar a cadeia produtiva do estado, gerar empregos, renda e riqueza para as empresas”, recorda Sabat.
Diante da situação, a Adepe e o Porto Digital montaram um programa de apoio técnico e jurídico para orientar as empresas sobre o que fazer com os seus recursos e a identificar desafios e soluções de mercado para benefício próprio.
A partir do Desenvolve.AI, o Porto Digital passou a analisar as empresas para identificar onde precisam inovar. Após o diagnóstico, faz uma prospecção em seu portfólio de inovação, buscando startups que possam desenvolver as soluções necessárias.
Até o final de 2022 foram investidos cerca de R$10 milhões em projetos de inovação. “No primeiro ciclo do programa, mapeamos mais de 400 startups para os desafios das dez primeiras empresas. A primeira a participar do projeto passou a economizar R$ 4 milhões, por ano, em manutenção. Já temos mais de dez empresas com ciclos finalizados, em etapas diferentes de implementação das soluções e iniciamos o segundo contrato com a expectativa de apoiar até 40 empresas”, explica Fellipe Sabat.
O benefício para as startups, segundo ele, é o acesso a um cliente de grande porte, com validação das soluções que elas estão desenvolvendo – o chamado ‘cliente anjo’. “A empresa recebe recursos, desenvolve a solução e evolui seu produto, com possibilidade de escalar a solução para outras plantas do grupo, ou outras companhias, gerando muitas possibilidades de acesso a mercados”, disse o superintendente do Porto Digital.
O Desenvolve.AI trabalha fortemente o desenvolvimento de tecnologia para a indústria 4.0, aumentando a digitalização e produtividade de empresas e seu faturamento, criação de novos produtos. “Isso impacta na arrecadação estadual, gera novos empregos com valor agregado muito mais alto, maiores salários e mais capacidade técnica, além de fomentar o desenvolvimento indireto do ecossistema pernambucano de inovação”, conclui Fellipe Sabat.
SOBRE O PROGRAMA// O Desenvolve.Ai, parceria entre a Adepe e o Porto Digital, promove um ambiente de troca de conhecimento e experiências entre os setores tradicionais e o ecossistema de inovação, gerando novas soluções que podem resolvem problemas reais, se tornando escaláveis em termos de economia digital.
A parceria envolve especialistas do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), Softex e diversos outros atores do setor. Na prática, é realizada uma imersão nas corporações, analisando sua cadeia produtiva e identificando desafios. O programa também se propõe a promover pontes com as empresas de tecnologia, grupos de pesquisa e startups para que estas proponham soluções.
Por Patrícia Raposo com colaboração de Simone Medeiros
Fevereiro 2023




