No Porto Digital, projeto da Adepe, voltado à desburocratização, prevê mais agilidade na abertura de negócios em Pernambuco, com potencial de alto impacto na geração de emprego, renda e no desenvolvimento regional.
Colaboradores da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco participaram do ciclo 3 do Programa Agentes Digitais, realizada no auditório Pontes, no Porto Digital, no Bairro do Recife. Promovido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação, em parceria com a UPE (Universidade Estadual de Pernambuco) e a Egape (Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco), o programa tem como objetivo transformar desafios públicos em soluções inovadoras para impulsionar o Estado. Entre as 16 propostas de protótipos apresentadas, a Adepe ficou entre as cinco selecionadas que avançarão para o desenvolvimento junto à LIGA Digital, responsável em conectar órgãos estaduais a soluções do governo digital.
Representando a Agência “O Portal Facilita PE”, desenvolvido pela equipe multidisciplinar formada por Fabiana Lima, Bruno Lira e Arthur Oliveira, foi aprovado em segundo lugar, avançando de fase. A plataforma digital, adaptável e interativa, apoia a Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e órgãos estaduais/municipais, centralizando informações e serviços de forma simples.
O portal beneficiará diretamente empreendedores, empresários, contadores, investidores e profissionais da área empresarial em todo o Estado, ao promover a melhoria do ambiente de negócios com a redução de burocracias e a centralização de informações confiáveis e acessíveis. Além disso, contribuirá para a atração de investimentos e o estímulo ao empreendedorismo, oferecendo maior previsibilidade e segurança jurídica para novos investidores.
Outro ponto fundamental é a interiorização do desenvolvimento econômico, permitindo que empreendedores do interior tenham o mesmo acesso a orientações e procedimentos que os da capital. O Portal deve ainda reforçar a transparência institucional e a inovação digital ao incorporar boas práticas de governança, atendimento público e transformação digital nos serviços prestados.
O “Portal Facilita PE” iniciou, no último dia 18 de agosto, a etapa do Ligalabs, momento em que a equipe começa o desenvolvimento da plataforma. A expectativa é que, em cerca de três meses, ela esteja disponível para uso e alcance os objetivos propostos.
“A Adepe já atua como um dos principais agentes do desenvolvimento econômico do Estado. O Programa Agente Digitais oferece o formato ideal para inovar e digitalizar serviços essenciais de forma colaborativa e prática. O resultado é um canal digital mais eficiente e moderno, com impacto direto na atração e formalização de investimentos, impulsionando o ecossistema empresarial de Pernambuco”, complementa Fabiana Lima, gerente de Planejamento da Agência.
Um segundo Projeto também foi levado pela Adepe para o Programa. O “Match de Negócios Empreendedor x Fornecedor” chegou com a proposta de criar uma plataforma digital pública, inteligente e territorializada, chamada Banco de Fornecedores de Pernambuco. A solução seria conectar, de forma estruturada, os empreendimentos atraídos e expandidos no Estado com os Arranjos Produtivos, indústrias, prestadores de serviço e demais fornecedores locais. Mais que uma vitrine digital, funciona como uma ferramenta de articulação econômica.
Ambas as iniciativas impulsionam a transformação digital no Estado e aceleram a modernização do Governo de Pernambuco, em alinhamento ao Objetivo 2 da Estratégia de Governo Digital (EGD 2024–2027), que fortalece o protagonismo e a capacitação dos servidores públicos. Com foco na melhoria da gestão, na eficiência dos serviços e na democratização do acesso em todo o Estado, também contribuem para a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).
SOBRE O EVENTO // A iniciativa é promovida pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação, em parceria com a UPE e a Egape. Segundo informações, já capacitou mais de 170 servidores, com 368 horas práticas acumuladas, resultando no desenvolvimento de 41 protótipos, demonstrando a diversidade de aplicações que vêm surgindo e criando oportunidades para secretarias e órgãos atuarem em parceria.
SOBRE A ADEPE // A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) é uma sociedade de economia mista, da administração indireta do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e ao Governo de Pernambuco. Dos pequenos aos grandes investidores, a Agência mira o futuro, prospectando novos negócios para gerar emprego e renda para o Estado.
Por Witória Maria I Gerência de Comunicação Adepe I Foto: Divulgação Adepe




