Imagem: pessoa utilizando o modelo padrão de máscara produzido pelo Polo de Confecções e doado pelo Santander Brasil. Foto: Marlon Diego.

 

Recife, 10/06/2020 – Mais um reforço para a proteção da população pernambucana contra a Covid-19 acaba se concretizar. Trata-se da doação de 548 mil máscaras de tecido feita pelo Santander Brasil, a partir de peças confeccionadas no Polo de Confecções. As primeiras 100 mil unidades foram entregues nesta quarta-feira (10/6), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), iniciando o calendário dos repasses que deverá ser concluído até o final do mês. A oferta do material de proteção individual é fruto da articulação do banco com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), estatal vinculada à SDEC.

A doação do Santander soma-se as 700 mil máscaras já compradas pela AD Diper às empresas do Polo de Confecções, fortemente concentrado na Região Agreste do estado, e num momento de início do retorno às atividades econômicas cuidadosamente organizado pelo Governo de Pernambuco. Com a doação do banco, sobe para quase 1,3 milhão a marca de máscaras destinadas a segmentos da população e a categorias de servidores que estão atuando diretamente nas ações de combate e mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19.

O controle de distribuição das máscaras é determinado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que autoriza a AD Diper a repassar os itens para as secretarias e segmentos mais necessitados. Esta primeira remessa de máscaras enviada pelo Santander Brasil foi encaminhada para a Secretaria de Prevenção e Combate às Drogas, que dará segmento ao processo de repasse para 480 comunidades em áreas de vulnerabilidade social, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, a luta contra a Covid-19 continuará por muitos meses e o apoio de instituições de peso como o Santander reforça a seriedade do momento. “O trabalho de interlocução com diversas instituições é diário. O apoio do Santander veio em excelente momento e mostra a atenção e a credibilidade que a instituição dá às ações adotadas pelo Governo de Pernambuco”, afirma.

Os produtos comprados tanto pelo Santander quanto pela AD Diper são oriundos de empresas do ramo de confecções que detém o selo de qualidade que atesta o padrão de conformidade reconhecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE). Desde abril, a AD Diper, a SDEC e o NCTPE vêm desenvolvendo o Programa Máscara Para Todos, por meio do qual centenas de empresas do Polo de Confecções receberam, até o momento, a chancela que atesta o padrão de conformidade das máscaras. A AD Diper comprou 200 mil máscaras por intermédio do NCTPE, via convênio, e está adquirindo, desde maio, outras 500 mil unidades diretamente às empresas participantes de chamamento público aberto para o fornecimento das peças.

A ação é um desdobramento das medidas previstas pelo Decreto Estadual nº 48.969/2020. Por meio desse instrumento, o governador Paulo Câmara atribuiu à SDEC, a função de formar rede de atuação colaborativa entre cidadãos, empresas, sobretudo as integrantes do Polo de Confecções do Estado, e entidades da sociedade civil, para incentivar a produção, a distribuição e a entrega de máscaras, mesmo que artesanais, para a população, por conta do coronavírus.

Para entrevistas:

Roberto Abreu e Lima (Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) – (81) 9 9488–2538

Mais informações:
Coordenação de Comunicação Corporativa – (81) 3181-7386
Jéssica Lima l (81) 98352-8496 | jessica.lima@addiper.pe.gov.br

Coordenação Geral de Relações Institucionais
Ana Rosa Cavalcanti l (81) 99904-4823| 99488-2367 – ana.rosa@addiper.pe.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco | SDEC-PE
(81) 3182-1728 | comunicacaosdec@gmail.com I Bruna Siqueira Campos | (81) 98180-2780

junho 2020

Compartilhe: