WhatsApp Image 2019-02-21 at 10.23.48

Dirigentes da AD Diper estiveram em Garanhuns, nesta quinta (21), para discutir ações que contemplem as necessidades dos representantes do setor no Estado

 

Atentos à crise que afeta os produtores de leite do Estado, dirigentes da AD Diper estiveram em Garanhuns, nesta quinta-feira (21), para uma reunião formal com representantes do setor, na unidade regional do Sebrae. No encontro, que contou com a participação de mais de 50 pessoas, foi deliberada a reformulação da Câmara Setorial do Leite, prevista no decreto estadual 41.738/14, que prevê a atualização das 14 entidades representantes (AD Diper, Adagro, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Associação de Certificação de Queijo Coalho do Agreste de Pernambuco (CQP), Faepe, Ipa, Ministéria da Agricultura e Produção Agrária, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Sebrae, Secretaria Estadual da Fazenda, Sociedade Nordestina de Criadores (SNC), Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados de Pernambuco (Sindleite), Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite) e UFRPE.

Dentre outros temas já deliberados pela Câmara estavam a solicitação para a Secretaria da Fazenda de Pernambuco de uma ampla fiscalização dos lacticínios e centros de distribuição de lácteos, bem como sugestões de alteração nas normas do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) para privilegiar a aquisição do leite in natura no Estado. Além disso, grupos de trabalho serão criados para estudar e sugerir projetos e ações que beneficiem a cadeia, como por exemplo, a logística do leite e dos insumos, o melhoramento genético e a sustentabilidade alimentar.

WhatsApp Image 2019-02-21 at 10.54.59

Foi discutida também a solicitação que será enviada ao Ministério da Agricultura para que haja um maior controle na fiscalização do leite que vem de fora do Estado. “O Governo de Pernambuco está atento aos canais de comunicação, e este encontro serviu para que seja estabelecido o melhor deles”, explica o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, que esteve acompanhado do diretor de Planejamento, Inovação e Fomento, Jaime Alheiros, e do gerente de Arranjos Produtivos Locais, Álvaro França, ambos da AD Diper.

WhatsApp Image 2019-02-21 at 15.14.42

Também estiveram presentes no encontro a gerente do Sebrae – Unidade Agreste Meridional, Gerlane Alves; e os presidentes da Federação da Agricultura de Pernambuco, Pio Guerra; da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima; e do Sinproleite, Saulo Malta. Este, inclusive, foi aclamado como o presidente da nova Câmara Setorial do Leite. O evento contou ainda com a participação de produtores de queijo e de representantes da UFRPE e do IPA.

HISTÓRICO – Os produtores locais reclamam do aumento das importações e de aquisições interestaduais de leite em pó e a queda na compra, por parte das grandes empresas de lacticínios, do leite in natura, derrubando assim os preços do produto.

Por Flávio Adriano – 22/02/2019

Fotos: Divulgação/ Diretoria de Planejamento, Inovação e Fomento

fevereiro 2019

Compartilhe: