A Cooperativa de Beneficiamento do Leite em Laje do Carrapicho – Coobellac, localizada na Zona Rural do município de Alagoinha, no Agreste, já conseguiu aporte de R$ 482.105,88 para três projetos de beneficiamento da produção de leite de cabra e vaca. Isso foi possível graças ao Programa para o Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais em Pernambuco – Força Local.
Fundada em 2008, a cooperativa surgiu da necessidade que os próprios sócios sentiam de ter um local apropriado para armazenar e manipular o leite que produziam ou recebiam de pequenos produtores.
“A gente viu a necessidade de trabalhar com leite de cabra, mas não tínhamos equipamentos. Conhecemos o pessoal do Força Local e fomos contemplados”, conta a presidente da Coobellac, Carminha Mendes.
“Hoje produzimos queijo de coalho de cabra, doce de leite de cabra e manteiga. É importante para gerar renda e manter as famílias no campo”, acrescenta o tesoureiro da Coobellac, Cláudio Inojosa.
Os recursos, de acordo com a presidente da cooperativa, foram utilizados tanto para a aquisição de equipamentos, quanto para investimentos e o aumento do quadro de funcionários. “O Força Local foi um pontapé para a gente vender nossos produtos. Então, a palavra é gratidão”, comemora Inojosa.
Os resultados foram tão positivos que a Coobellac teve seu trabalho reconhecido por premiações que atestam a alta qualidade dos produtos fabricados e comercializados pela cooperativa. Na 28ª edição da Agrinordeste, a Coobellac foi contemplada com o primeiro lugar no “Show de Lácteos”, na categoria “Doce de Leite Pastoso”.
A cooperativa pernambucana também foi destaque no XVI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado em Vitória da Conquista, na Bahia, com o prêmio e o título (ou só o título) de “Melhor Doce de Leite”.
Por Patrícia Raposo com colaboração de Simone Medeiros




