Mais de 20 chefs vão participar do evento gastronômico, desta sexta-feira (11) até domingo (13); programação também conta com 14 atrações musicais
O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, no Largo do Varadouro, em Olinda, recebe neste fim de semana o 4º Festival Comida de Mercado ¬- Olinda Dá Gosto, que proporciona ao público comidas preparadas por chefs a preços populares. Além de alimentação, os visitantes vão poder experimentar cervejas artesanais e drinques, aproveitar atrações musicais e assistir a aulas-shows na Arena Gastronômica. A programação vai desta sexta (11) até domingo (13), e a entrada é gratuita.

Mais de 20 operações de alimentação, comandadas por chefs e comedorias, como Oficina do Sabor, Rapha Vasconcellos, A Porchetta, Seu Luna e Bar do Cabo, vão participar do Festival Comida de Mercado. O público poderá degustar pratos como galinhada, nhoque artesanal, sanduíche de assado de porco, bolinho de chambaril e moqueca. Para adoçar o paladar dos visitantes, a Associação da Confeitaria de Pernambuco (Assucar) vai levar bolos, doces e sobremesas.
Realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), responsável pela gerência do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, o festival conta com as parcerias da Prefeitura de Olinda, Instituto César Santos e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de apoio da Coca-Cola.
A diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, Camila Bandeira, comemora a realização de mais uma edição do Festival Comida de Mercado, que movimenta o centro cultural através da gastronomia: uma atividade que remete às origens do equipamento tão importante na memória e cultura dos olindenses.
“Estamos na maior expectativa para esse festival, que celebra a cultura pernambucana por meio da gastronomia, que é uma vocação do mercado. Tenho certeza de que as pessoas irão se deliciar com a comida e com o lugar. É também uma ótima oportunidade para quem ainda não visitou o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa depois de reformado”, afirma Camila.
Para o chef César Santos, à frente do restaurante Oficina do Sabor e do Instituto César Santos, o Festival Comida de Mercado é uma vitrine para novos cozinheiros, que podem mostrar a qualidade dos seus trabalhos ao lado de chefs já conhecidos, e uma oportunidade para que o público consuma pratos elaborados por estes profissionais a valores mais em conta do que nos restaurantes.
“Nem todo mundo tem a oportunidade de estar perto de chefs renomados. Esse festival permite que as pessoas experimentem a comida de vários restaurantes, como a Oficina do Sabor, a preços baixos”, argumenta o chef.
O público poderá, ainda, participar de aulas-shows ministradas pelos chefs do festival e outros cozinheiros convidados. Nelas, os visitantes vão aprender a cozinhar, entre outras criações, croqueta de cupim, bolo de milho e moela na cachaça.

Cervejarias pernambucanas também estarão no evento, elevando ainda mais as experiências gastronômicas. Babylon, Brejarte, Capunga, Debron, Duvália e Ekaut estão encarregadas de servir chopes e cervejas dos mais diversos tipos e sabores, além da Alamoa, com seus chopes de abacaxi e vinho. Para quem prefere drinques, a Oficina do Sabor levará suas famosas caipifrutas. E, para tornar a experiência ainda mais festiva, artistas e bandas pernambucanas vão se apresentar. Os Caetanos, Dizmaia, Rodrigo Morcego, Urea, Orquestra de Bolso e DJ Camarones são algumas das atrações durante os três dias de festival.




