Iniciativa da Adepe contribui para que empresas estejam aptas a terem relações comerciais com outros países. 

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) foi até Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para apresentar aos empreendedores da região o programa Exporta PE, iniciativa da Adepe que contribui para que empresas estejam aptas a terem relações comerciais com outros países. O Exporta PE tem foco nas pequenas e médias empresas do estado. 

Evento aconteceu na Asces Caruaru. Foto: Asces Caruaru/Divulgação

O principal objetivo do programa é fazer com que os produtos pernambucanos cheguem a outros países, tornando o processo mais simplificado para os empreendedores, levando a marca e identidade do estado para o exterior. “A chegada a outros países é competitiva, por isso, para estarem aptas, elas precisam passar por capacitações, alinhamento da contabilidade, posicionamento de marca e produto, pesquisa de mercado e negociação com os players internacionais”, comentou Pedro Neves, diretor-geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe.

Pedro Neves, , diretor-geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe. Foto: Asces/Divulgação

A Faculdade Asces, que sediou o evento em Caruaru, realizado no final de novembro, está engajada junto à Adepe para fazer com que a rica produção pernambucana ganhe o mundo, movimentando nossa economia e mostrando nosso valor. “A gente tem um papel importante a cumprir como uma academia, que é de levar também para fora daqui o conhecimento”, comentou Vannuccio Pimentel, coordenador do curso de Relações Internacionais da Asces Caruaru.

Pequenos e médios produtores de Caruaru e regiões próximas do Agreste estiveram presentes no evento para conhecer o Exporta PE, como Jório Clímaco, diretor da Iacil, empresa do ramo alimentício que comercializa produtos como salgadinhos, biscoitos e bolos de goma. Ele comentou sobre a expectativa com o programa da Adepe. “Esperamos agora realmente conseguir fazer a exportação, porque temos muitas dificuldades de encontrar profissionais que entendam do assunto. Com o Exporta PE, acredito que a Adepe e a Asces vão nos ajudar a levar nosso produto para o exterior”, concluiu Clímaco. 

dezembro 2023

Compartilhe: