Mostra reproduz casa de farinha com engenhos e instrumentos seculares, além de vídeo e fotografias de produção artesanal de farinha
Neste sábado, dia 9 de julho, a exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra”, que está em cartaz no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, terá visitação guiada, das 10h ao meio-dia e das 14h às 17h. Quem vai mediar é o historiador Carlos Cleber, idealizador e fundador do Centro de Pesquisas Históricas e Cultura Popular – Museu Carlos Cleber e Ponto de Memória Nacional, localizado no município de São Caetano, no Agreste do Estado. São do museu o conjunto de engenhos e instrumentos seculares para produção artesanal de farinha que está exposto na exposição.

Inaugurada no dia 17 de julho, a exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra” integrou o Circuito Fenearte, programação paralela à feira, e fica em cartaz até o dia 24 deste mês. Com curadoria do antropólogo e jornalista Bruno Albertim e da gastróloga e assessora de Gastronomia da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Dianne Sousa, a mostra trata dos aspectos socioculturais da farinha de mandioca, considerada um dos ingredientes de maior importância identitária na cultura pernambucana e brasileira.
“O mais popular derivado da mandioca é aquela farinha que a quase totalidade das populações originárias lançava à boca ainda antes da colonização – estamos falando, portanto, de um ingrediente com mais de 500 anos de consagração. Diante de pedaços de peixe cru ou moqueado, jogava-se, literalmente, para dentro da cavidade bucal, pequenos bocados de farinha”, diz Albertim. “A farinha de mandioca, em Pernambuco, passa por processos de investigação para possível patrimonialização”, complementa Dianne.

A exposição reproduz, no hall do Mercado Eufrásio Barbosa, uma casa de farinha tradicional. Multimídia, exibe o vídeo “Farinhada Afroindígena”, de Fausto Paiva, sobre a produção e tradições do Mestre Seu Lôro, do Ecosítio Catimbau, no Sertão pernambucano, e fotografias de Luciana Dantas, autora do projeto Feminino Farinha, sobre o protagonismo de mulheres na produção artesanal dos corredores de farinha do interior de Pernambuco.
A exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra” é uma realização da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – Adepe, responsável pela administração do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, numa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Olinda. Construção datada dos séculos 17 e 18, onde funcionou a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, o Mercado Eufrásio Barbosa abrigou, no século passado, uma fábrica de doces e um mercado público, até tornar-se centro cultural, em 2018. A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
SERVIÇO
Exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra”
Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro, Olinda)
Até o dia 24 de agosto – de terça a domingo, das 9h às 17h
Visitação guiada no dia 09 de agosto – das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuitaINFORMAÇÕES À IMPRENSA
Romero Rafael — 81 99720-7567, romero.rafael@adadmin
Fotos: Mateus Bernardo/Adepe




