Até 19 de maio, Dormentes, no Sertão de Pernambuco, sediou a Caprishow 2024. Com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), o evento, considerado um dos maiores no setor de caprinos e ovinos na região, é realizado no Pátio de Feiras e Eventos Evercio Coelho de Macedo, com expectativa de receber mais de 1.500 animais de expositores dormentenses e de outros municípios de Pernambuco, Piauí, Bahia, Alagoas, Pará e Rio Grande do Norte.

A Caprishow chegou, este ano, à sua 20ª edição. O evento é realizado no Pátio de Feiras e Eventos Evercio Coelho de Macedo. “Aqui temos uma grande rodada de negócios que leva o nome de Dormentes para além de Pernambuco, mas sim para o Brasil e o mundo. Pernambuco está no mapa da caprinovinocultura do mundo também por conta da Caprishow. Estou muito feliz de estar nesse evento, ver como ele cresceu, como conseguiu se profissionalizar de maneira muito forte. A Caprishow conta com o apoio do Governo de Pernambuco, que tem fomentado diversos arranjos produtivos através do PE Produz”, destacou Raquel Lyra, que esteve no evento na sexta-feira (17).

A Adepe fez um aporte de R$ 50 mil para o evento. Já o fomento para os shows foi na ordem de R$ 120 mil. O diretor de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, Pedro Neves Holanda, comentou sobre a importância do evento para o setor.  “A gente entende que a Caprishow consolida, de fato, Pernambuco como um grande potencial para o crescimento da caprinovinocultura. Temos uma boa expectativa de movimentação econômica no evento, o que contribui muito para o desenvolvimento da região e melhora da qualidade dos animais, além de ajudar os criadores da região no que diz a respeito da comercialização”, comentou Pedro Neves Holanda, diretor de Arranjos Produtivos da Adepe.

A Adepe, apoiadora do evento, esteve com um estande para que representantes de associações e cooperativas do setor apresentassem seus produtos. Além disso, uma equipe técnica de Arranjos Produtivos estará disponível para esclarecer dúvidas sobre o Programa PE Produz, de incentivo aos arranjos produtivos locais. Júlio Lóssio Filho, gerente da Adepe no Sertão, também estará presente.

CÂMARA SETORIAL DE OVINOCAPRINOCULTURA > Dentro da programação do evento, a Adepe realizará a 4ª Reunião Extraordinária Híbrida da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinocaprinocultura, no auditório do Sebrae-PE dentro da Caprishow, na sexta-feira (17), a partir das 13h. Entre as pautas da reunião, destaque para a apresentação do plano de desenvolvimento da caprinovinocultura de Pernambuco.

A iniciativa das Câmaras Setoriais, idealizadas pela Adepe, reúne sociedade civil e setor privado em reuniões periódicas que contribuem para a estruturação dos setores que movimentam bilhões anualmente. São 11 Câmaras Setoriais secretariadas pela Adepe: Têxtil e Confecções; Logística; Leite e Derivados; Sucroalcooleiro; Turismo; Audiovisual; Gesso; Ovinocaprinocultura; Energia; Avicultura e Apicultura. 

maio 2024

Compartilhe: