
Recife, 12 de fevereiro de 2025 – Na manhã desta quarta-feira (12/02), o Governo de Pernambuco instalou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Movelaria na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a Adepe. A Câmara é um espaço de diálogo entre os poderes público e privado na intermediação de demandas que favoreçam o desenvolvimento.
“A instalação da Câmara é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sendo secretariada pela Adepe. Entre nossas várias frentes de trabalho, aqui, nosso intuito é abrir o diálogo para entender as demandas do setor e realizar as pontes necessárias para que o desenvolvimento aconteça de fato”, detalhou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, André Teixeira Filho.

A criação da Câmara Setorial Produtiva de Movelaria aproximará o Governo do Estado, a academia e empresas do setor. Colaboração e integração deverão tirar do papel ações como: Diagnóstico Setorial; criação de um programa de inovação e design e de um instituto especializado; criação de uma programa de Capacitação e Qualificação e estruturação de um hub dedicado à obtenção de recursos; fortalecimento da cultura exportadora; além de formações de parcerias para estabelecimento de convênios, visitas técnicas e missões internacionais para aumentar a competitividade e qualidade do APL. Além disso, espera-se ainda que o fomento à colaboração entre academia e indústria por meio de programas como Residências Tecnológicas, Desafios de Inovação Setorial (hackathons) e consultorias; a realização de eventos que promovam e consolidem o setor e a criação de cursos técnicos junto ao Senai.

De acordo com o relatório setorial 2023 da Indústria de Móveis no Brasil, elaborado pela fundação de pesquisa IEMI para a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em Pernambuco 448 empresas operam no estado com a geração de 5,4 mil postos de trabalho. A produção está na casa das 6,2 milhões de peças com um total de R$ 1,7 bilhão no ano de 2023.
Farão parte da nova Câmara, inicialmente, as 20 seguintes instituições: Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec-PE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa de Caruaru ( Sedetec), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de João Alfredo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Cultura, Turismo e Lazer de Bom Jardim, a Secretaria de Indústria e Comércio de Gravatá, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), o Armazém da Criatividade de Caruaru, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o Sindicato das indústrias de Móveis do Estado de Pernambuco (Sindmóveis), a Empresa Ortonobre, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a Associação dos Produtores de Móveis de Afogados da Ingazeira.

A instalação da Câmara ocorre após duas reuniões de escuta com o setor, uma em setembro de 2024 e outra em janeiro deste ano, realizadas na própria sede da Adepe, no Recife. Após os encontros, ficou clara a necessidade de formalizar e ampliar o espaço de diálogo entre o setor…



