O Grupo Roca, líder mundial na fabricação de louças, metais, móveis e acessórios para banheiros, fundado em Barcelona, na Espanha, em 1917, é uma das 40 companhias beneficiadas pelo Desenvolve.AI.
Presente em 170 países, com 84 fábricas, três delas no Nordeste, e um total de 24 mil funcionários no mundo, a Roca, além de atender à demanda em Pernambuco, fornece e comercializa produtos para os demais estados nordestinos e região Norte do país.
“A Adepe ainda se chamava AD Diper quando fizemos o primeiro contato em busca dos incentivos fiscais através do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe). Na ocasião, tivemos amplo apoio logístico para encontrar um terreno e até para a e missão da documentação necessária à implantação de nossa fábrica de metais no município de Vitória de Santo Antão, em 2012”, recorda Aristides Ribeiro Junior, gerente industrial da Roca.
Essa parceria ganhou reforço recentemente quando a Roca entrou para o programa Desenvolve.AI. Foi graças a ele que a indústria se aproximou da Universidade de Pernambuco (UPE), quedesenvolveu soluções inovadoras para seus processos, com base nas tecnologias da indústria 4.0
“Desde 2021 participamos do Desenvolve.AI para a adequação da nossa unidade do Distrito Industrial do Curado à inovação tecnológica. Estamos desenvolvendo dois projetos na planta que nos auxiliarão diretamente em nosso processo produtivo e já estamos tendo resultados altamente positivos”, avalia o gerente.
Na chamada que fez no edital, a Roca sinalizou que precisava de um sistema de rastreabilidade de processos produtivos capaz de facilitar a identificação e a contagem de peças em cada setor. A soluções desenvolvida envolveu a rastreabilidade mobile para louças sanitárias com códigos 2D ou QR Code.
O uso tem sido voltado, inicialmente, para a gestão dos carros que transportam as louças. A identificação única utiliza plaquetas de aço gravados a laser. Esta configuração permite utilizar identificadores que suportam as altas temperaturas dos fornos, com simples leitura dos códigos através de leitores manuais industriais e celulares.
“Ao longo do desenvolvimento do projeto, observamos a importância do aprendizado para as nossas lideranças e equipes fabris. O programa trouxe conhecimento e recursos tecnológicos quefacilitam a rotina e a tomada de decisões frente a problemas mais complexos”, observa Aristides Ribeiro Júnior.
Riberio reforça que o Desenvolve.AI aproxima a academia das práticas nas indústrias, facilitando a aplicação da teoria aos processos produtivos e tornando acessíveis o desenvolvimento e o aprendizado para ambos os lados. “É uma troca de experiência fantástica”, arremata.
SOBRE O PROGRAMA// O Desenvolve.Ai, parceria entre a Adepe e o Porto Digital, promove um ambiente de troca de conhecimento e experiências entre os setores tradicionais e o ecossistema de inovação, gerando novas soluções que podem resolvem problemas reais, se tornando escaláveis em termos de economia digital.
A parceria envolve especialistas do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), Softex e diversos outros atores do setor. Na prática, é realizada uma imersão nas corporações, analisando sua cadeia produtiva e identificando desafios. O programa também se propõe a promover pontes com as empresas de tecnologia, grupos de pesquisa e startups para que estas proponham soluções.
Por Patrícia Raposo com colaboração de Simone Medeiros




