WhatsApp Image 2019-09-24 at 14.11.08 (1)

 

Nesta quarta-feira (25), o Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero celebra o seu 7º aniversário. A festa está garantida, afinal, inaugurado em 2012, o espaço de 2,5 mil m² já abriga cerca de 25 mil peças de mais de 1.500 artesãos pernambucanos.
O Centro de Artesanato tornou-se referência e o principal ponto de apoio e escoamento da produção de artesanato de artesãos de dezenas de municípios do estado. Além de abrigar também o único ponto de apoio do Programa de Artesanato Brasileiro no estado, onde é possível fazer a retirada da Carteira Nacional do Artesão. No espaço, já foram realizados mais de 13.000 cadastros.

Na programação, que se inicia às 11h, além do tradicional corte de bolo, acontece a apresentação do grupo Trio Matéria Prima do Conservatório Pernambucano de Música. A maior loja de artesanato do Brasil é uma ação integrada do Governo do Estado, por meio da Diretoria de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sdec)

Conhecido como a vitrine do artesanato e da arte popular pernambucana, o Centro de Artesanato de Pernambuco atrai turistas dos quatro cantos do mundo, durante o ano inteiro, em busca da riqueza e diversidade das peças encontradas no local. Na loja é possível encontrar peças de todas as regiões do Estado, as peças dos mais de 1.500 artesãos representam cerca de 80 municípios de Pernambuco por meio de diversas tipologias como Cerâmica, Madeira, Têxtil, Papel, Reciclados, Pedra entre outros, abrangendo todo o artesanato que a criatividade nordestina pode realizar.
“O Centro de Artesanato de Pernambuco tem como iniciativa fomentar e incentivar a relação direta entre o artesão e seu público consumidor. E dessa forma, ser importante instrumento de divulgação, fortalecendo a cadeia produtiva do artesanato do Estado”, explica Márcia Souto, Diretora de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa da AD Diper. Com projeto arquitetônico assinado por Carlos Augusto Lira, a loja traz ambientes decorados para que o visitante possa visualizar a utilização de peças artesanais em cômodos da casa, como sala de estar, sala de jantar e quarto, através de um olhar contemporâneo.

 

 

setembro 2019

Compartilhe: