Rico em energias renováveis, o Nordeste brasileiro destaca-se e concentra 77% dos parques eólicos do país. A cadeia produtiva dos equipamentos que vão produzir a energia eólica na região tem localização privilegiada e infraestrutura adequada no Complexo Industrial Portuário de Suape, ambiente propício para o desenvolvimento desse setor no Estado.

Na produção de energia solar, Pernambuco se sobressai e abriga o maior projeto de parque solar da América Latina com a 4ª posição na produção de energia solar do país. A região de desenvolvimento do Sertão conta com a maior incidência solar propícia para a instalação de placas solares. O potencial destacado na região está estimado em 1.200 GW, tornando o funcionamento de sistemas fotovoltaicos, bem como usinas solares, mais produtivo e eficiente. Grandes players reforçam a vocação pernambucana: Votorantim Energia, CanadianSolar, Eólica Wind Solar, Solatio, Enel Green Power, Quinturaré, Kroma Energia, GRI e LM Wind Power representam investimentos da ordem de R$ 12,6 bilhões.

Como funciona

O consumidor de Mercado Livre de Energia pode traçar suas próprias estratégias e negociar livremente as condições comerciais de contratação da sua energia elétrica. Avaliar, escolher preço, prazo, indexação e ter flexibilidade quanto ao montante de consumo. O consumidor livre também pode escolher seu fornecedor de energia, que pode ser um Gerador ou um Agente Comercializador, este é o caso da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). No mercado cativo, os consumidores só podem comprar energia elétrica de uma concessionária ou de uma permissionária que tem a concessão para fazer o serviço de distribuição. O consumidor cativo não tem a possibilidade de negociar preço, ficando sujeito às tarifas de fornecimento estabelecidas pela ANEEL. Compram energia elétrica de distribuidoras que adquirem essa energia através de leilões, portanto precisam repassar esses custos ao consumidor.

Vantagens e benefícios

Possibilidade de otimizar e economizar no custo da energia. Deixar de ficar sujeito às tarifas de forma passiva: você pode avaliar, negociar preço, prazo e indexação da sua energia. Livre da obrigatoriedade de comprar de um único fornecedor. Garantia de mais performance e rentabilidade para seu negócio.

Redução de custos

Este é um dos principais benefícios para quem migra do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia. As empresas passam a negociar preço, prazo, indexação e adequar melhor seu consumo. Previsibilidade Orçamentária Ao poder negociar sua energia com antecedência no Mercado Livre, as empresas conseguem fazer uma previsão de orçamento, e não ficam sujeitas às variações e adversidades do Mercado Cativo. Poder de Decisão No Mercado Cativo, os consumidores não podem escolher seus fornecedores de energia. Estão sujeitos aos aumentos e tarifas. Por isso, o Mercado Livre garante maior performance e rentabilidade para o negócio das empresas. Sustentabilidade Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, o consumidor pode contratar energia de fontes renováveis, diminuindo assim a emissão de gases de efeito estufa. Os clientes que consomem energia renovável de fonte solar, recebem o Selo Solar certificado pelo Instituto Ideal.

Empreendimentos em Pernambuco

Compartilhe: