Evento reuniu agentes públicos e privados envolvidos no desenvolvimento de Pernambuco, incluindo a Adepe

Foto: Andrey Lucas/SDEC-PE
Um levantamento inédito realizado pela Amcham Brasil mostra que 93% dos empresários brasileiros esperam crescimento nas receitas de suas empresas em 2024. Desses, quase metade projeta aumento acima de 15%. Os dados, levantados em pesquisa que ouviu 775 líderes empresariais brasileiros, fazem parte do Plano de Voo 2024 e foram apresentados ao empresariado pernambucano nesta terça-feira (27), no Cais Rooftop, no Bairro do Recife. Além do setor privado, o evento também contou com presença da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e do Complexo Industrial Portuário de Suape, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) e do Governo de Pernambuco.
O Plano de Voo é uma das principais reuniões de líderes empresariais do país, realizada tradicionalmente pela Amcham Brasil no início de cada ano. Por meio das análises e perspectivas dos especialistas, autoridades do setor público e privado, lideranças convidadas, o Plano de Voo ajuda os executivos a traçarem um panorama estratégico das principais incertezas, desafios e oportunidades do ano, visando a consolidação do plano de ação da empresa.
A pesquisa da Amcham, apresentada no evento por Fernanda Angeiras, gerente-regional da Amcham Pernambuco, revelou ainda que as principais prioridades citadas para fomentar os negócios foram: o aumento das vendas no mercado interno (72%), aumento da capacidade de produção/serviços (49%) e redução de custos e aumento da eficiência. Para desenvolver esses pontos, é essencial que os setores público e privado estejam na mesma página, falando a mesma língua. Segundo Guilherme Cavalcanti, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, o momento é de otimismo. “Ano passado estivemos aqui neste mesmo evento, no início da gestão, cheios de preocupações e incertezas. Hoje podemos voltar felizes com os avanços que construímos ao longo do último ano”, comentou.

Na missão de facilitar a chegada e expansão de empresas de Pernambuco, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) vem atuando de forma expressiva. Só em 2023, R$ 2,6 bilhões de investimentos foram atraídos através dos projetos aprovados para concessão de incentivos fiscais pelo Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) e Programa de Estímulo à Indústria de Pernambuco (Proind). “É muito importante a participação da Adepe no Plano de Voo para mostrar as perspectivas do empresariado sob o ponto de vista dos riscos e possibilidades, tornando o nosso trabalho na Agência mais proativo e eficiente”, ressaltou Bruno Lira, diretor-executivo de Incentivos Fiscais da Adepe.

O evento também contou com palestras de Paulo Sales, Presidente do Conselho-Executivo do Grupo Moura e membro do Conselho Regional da Amcham Pernambuco e do Complexo Industrial Portuário de Suape e Leonardo Lahud, líder em Comércio e Investimentos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID. O encerramento foi com um painel interativo mediado pela jornalista Mônica Silveira com os empresários Rodrigo Assunção, CEO da Atiaia Renováveis; Aristides Russi Jr, diretor-presidente da APM Terminals Suape; Elisa Correia, diretora-geral Brasil da Cone Sul.
*Confira a pesquisa completa aqui: https://conteudo.amcham.com.br/pesquisa-plano-voo-2024





