O Grupo Petrópolis inaugurou no último dia 17 de abril a sua segunda fábrica na Região Nordeste, no município pernambucano de Itapissuma, distante 45 km de Recife. A nova planta tem capacidade para produzir 600 milhões de litros por ano e recebeu um investimento de R$ 600 milhões.
Para o grupo, a localização da fábrica de Itapissuma é estratégica: fica a menos de 50 km de Recife, a pouco mais de 800 km de Salvador e a 700 km de Fortaleza. “Planejamos esta fábrica, que é fundamental para estarmos presentes em 100% do território nacional até o fim da década, porque acreditamos no crescimento no Nordeste e procuramos contribuir para esse crescimento”, explica Eliana Cassandre, Gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis.

Com tecnologia alemã, desenvolvida pela fornecedora Krones AG, a nova unidade fabril possibilita metas arrojadas de produtividade e de aproveitamento dos recursos. Com os equipamentos disponíveis, é possível, por exemplo, atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, proporção só alcançada por fábricas internacionais de ponta do setor.

A nova unidade vai garantir a criação de até 1.000 empregos diretos. O Grupo Petrópolis é um dos maiores geradores de emprego e renda do país, com quase 26 mil empregos diretos. Em Pernambuco, a cervejaria já responde por 1.370 empregos diretos.
HISTÓRICO// Grupo Petrópolis anunciou no dia 24 de agosto de 2012 a construção da sua sexta fábrica no município de Itapissuma. Concentrada durante muitos anos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a empresa expandiu suas atividades para o Nordeste desde o início de 2012, com uma fábrica no município de Alagoinhas, na Bahia, e a unidade de Itapissuma.
O interesse pelo Nordeste se deu por conta do alto consumo de bebidas alcoólicas. A região representa 20% do mercado de cervejas do Brasil. Em 2012, a participação da marca no Nordeste era de 0,6%. Com as duas unidades anunciadas naquele ano (PE e BA), a empresa buscava chegar a 15% de mercado em cinco anos. Hoje já detém 13,7% do mercado nordestino, de acordo com dados do Instituto Nielsen. A operação da unidade pernambucana foi estimada em 600 milhões de litros por ano, igual a da fábrica da Bahia.
Por meio do Prodepe (Programa para o Desenvolvimento de Pernambuco), houve redução do crédito presumido do ICMS em 85%, além de benefícios fiscais por parte do município, como redução da alíquota de ISS.
Entre a assinatura do Protocolo de Intenções com o Governo do Estado e o início das obras só decorreram cinco meses e em 2 de abril de 2014, com a unidade pronta, o ex-governador do Estado, Eduardo Campos, visitou a fábrica junto com sua comitiva. No dia 17 de abril do mesmo ano, o primeiro envase da cerveja Itaipava foi realizado e prestigiado por João Lyra Neto, então governador do Estado.
Fundado na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Grupo Petrópolis é atualmente a segunda maior cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor. Produz cervejas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Atualmente está presente em mais de 25 estados através de sete fábricas (Petrópolis/RJ, Teresópolis/RJ, Boituva/SP, Bragança Paulista/SP, Rondonópolis/MT, Alagoinhas/BA e Itapissuma/PE) e 199 centros de distribuição exclusivos.
GRUPO PETRÓPOLIS
- Segunda maior cervejaria do país e a maior do setor com capital 100% nacional.
- 12 marcas (Itaipava, Crystal, Lokal, Petra, Black Princess, Weltenburger, TNT, Magneto, Nordka, Ironage, Água Petra + Marca Institucional GP).
- Sete fábricas em operação (Boituva e Bragança Paulista em São Paulo, Petrópolis e Teresópolis no Rio de Janeiro, Rondonópolis no Mato Grosso, Alagoinhas na Bahia e Itapissuma em Pernambuco).
- 199 centros de distribuição exclusivos em todo o Brasil, sendo 49 no Nordeste. Destes, 8 em Pernambuco.
- Presente em mais de 500 mil pontos de venda, em mais de 25 estados.
- Detém 13,2% de share no mercado nacional e 13,7% no Nordeste.
- Detém 19,6% de share em PE e 16% na Bahia.
- Quase 26 mil empregos diretos em todo país.
- Aproximadamente 125 mil empregos indiretos.
- 800 empregos diretos no Nordeste (fábrica e distribuição).
UNIDADE FABRIL DE ITAPISSUMA
- Área de 185 mil m² em benfeitorias de construção (Equivale a 26 campos de futebol oficiais da FIFA).
- 60 quilômetros de instalações subterrâneas.
- Capacidade produtiva é de 600 milhões de litros por ano.
- Linha de envase: embalagens de vidro capacidade para até 62 mil garrafas/hora.
- Linha de envase: embalagens de alumínio capacidade para até 128 mil latas/hora. Uma adega de fermentação com 18 tanques de 900 mil litros cada
- Uma adega de pressão com 12 tanques de 360 mil litros cada.
- Empregos: Na fábrica – 630 diretos e terceiros / Em Pernambuco – 1.370 colaboradores.
Postagem e fotos: Simone Medeiros – Assessoria de Comunicação AD Diper em 20/04/2015
![[Cervejaria] Itaipava inaugura fábrica em Pernambuco](https://www.adepe.pe.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/DSC02963.jpg)







