centro-de-artesanato-de-pernambuco
Por Fernando de Albuquerque e Yasmim Dicastro

Localizado no Marco Zero da cidade do Recife e recebendo, em média, 3 mil visitantes por final de semana, o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) tem se consolidado enquanto o principal espaço que congrega todas as ações de artesanato do Estado. Desde sua inauguração em 2012, foram comercializadas 480 mil peças, injetando R$ 10 milhões no ciclo de economia criativa em Pernambuco

Com 2,5 mil m² de área construída, o espaço abriga mais de 20 mil peças de 1,3 mil artesãos genuinamente pernambucanos. “O Centro de Artesanato, tanto do Recife quanto de Bezerros, são o grande coração e área de convergência de todas as atividades de fomento ao artesanato pernambucano com as ações do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), a organização da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a Unidade Móvel do Artesanato, entre diversas outras”, disse o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães.

O Centro de Artesanato é considerado o segundo melhor espaço de compras de Pernambuco, perdendo apenas para o Shopping Riomar, segundo as avaliações do TripAdvisor. “Minha vida mudou muito depois da abertura do Centro. Não só a minha, mas de muitos artesãos. Só neste primeiro semestre, as vendas superaram o total de 2015 e as encomendas só tem melhorado”, disse a artesã Maria do Carmo Silva, mais conhecida como “Neguinha”.

INTERIOR – Localizado às margens da BR-232, o Centro de Artesanato de Pernambuco em Bezerros, no Agreste, é uma opção para quem viaja pelo interior do Estado e quer adquirir peças. O local tem mais de 12 mil metros quadrados e peças de mais de 500 artistas do estado. “No Centro de Bezerros o visitante pode fazer uma viagem que vai do Litoral ao Sertão. A divisão das obras é realizada de acordo com a localização geográfica e o tipo de produção artesanal”, disse o diretor de Promoção do Artesanato da AD Diper, Thiago Angelus.

agosto 2016

Compartilhe: