Iniciativa integra a Temporada França no Brasil e promove intercâmbio entre artistas e instituições dos dois países
O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (MEB), em Olinda (PE), sedia a Residência Artística – Brasil x França, até o dia 1º de dezembro de 2025, dentro da programação oficial da Temporada França no Brasil, que incluem outras atividades como shows, exposições, gastronomia, música, cinema e outras ações que fortalecem a relação entre os dois países.

A iniciativa é realizada em parceria com o Consulado da França em Recife, a Embaixada da França no Brasil e conta com o apoio institucional do Governo de Pernambuco, além de parcerias em negociação com o IFPE, UFPE e Aliança Francesa.
Após o sucesso da temporada “Brasil na França”, que levou diversas ações culturais pernambucanas ao território francês, é a vez de o público brasileiro vivenciar o movimento inverso no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (MEB).
No MEB, a residência artística serve como um espaço de experimentação, trocas e criação conjunta, fortalecendo os laços entre criadores franceses e brasileiros e promovendo a diversidade cultural e a inovação. Durante o período, o centro cultural se transforma em ponto de encontro e apoio aos residentes, abrigando eventos, rodas de conversa e oficinas. O ambiente será pensado para oferecer acolhimento, acessibilidade e estímulo à pesquisa e à criação artística, consolidando o MEB como um verdadeiro laboratório de intercâmbio cultural. Ao final, os residentes vão deixar uma instalação no local como uma forma de materializar essa troca cultural.

Cíntia Couto, supervisora administrativa do MEB, destaca a importância da residência artística com criadores vindos da França e comenta como essa iniciativa promove um rico intercâmbio entre a cultura pernambucana e as expressões dos artistas visitantes: “Estamos muito felizes em realizar a primeira residência artística da Diretoria de Economia Criativa da Adepe, tendo o MEB como casa de acolhimento e trocas desses artistas. Receber criadores vindos da França é, para nós, uma oportunidade de mostrar a força e a diversidade do que é produzido em Pernambuco, um estado rico em saberes, técnicas e matérias-primas que dialogam facilmente com outras culturas e linguagens.
Essa troca entre Brasil e França reforça que as pontes podem e devem ser encurtadas. É um gesto de aprendizado mútuo e de abertura, que nos permite expandir nossa cultura para o mundo, ao mesmo tempo em que o mundo também nos inspira. O MEB se consolida, assim, como um espaço vivo de criação, encontro e experimentação”, ressalta Cíntia.
A diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Camila Bandeira, celebra a realização da residência artística no MEB, que promete dinamizar a cena cultural local e atrair novos olhares para a arte e o artesanato produzidos em Olinda: “Essa experiência movimenta o MEB através da arte e reconecta o equipamento à sua vocação original: ser um espaço de encontro, diversidade e experimentação. Tenho certeza de que essa parceria entre Brasil e França renderá novos frutos artísticos e culturais, além de ser uma excelente oportunidade para que o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa ganhe projeção mundial”, afirma Camila.
Até o fim do ano, cerca de 300 eventos serão realizados em 15 cidades brasileiras, com o objetivo de aproximar França e Brasil por meio da cultura e incentivar a cooperação criativa entre artistas e instituições. Estão no circuito cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá.O programa será finalizado com a participação dos artistas no 4ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que acontece de 2 a 4 de dezembro, em Fortaleza (CE).
Serviço
Residência Artística – Brasil x França
Período: 10 de novembro a 1º de dezembro de 2025
Local: Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa – Olinda (PE)
Parcerias: Consulado da França em Recife, Embaixada da França no Brasil, IFPE, UFPE e Aliança Francesa
Encerramento: Participação no 4º MICBR (Fortaleza – 2 a 4 de dezembro de 2025)
Fotos: Mateus Bernardo/Adepe



