Na última semana, fizemos mais uma viagem ao interior (desta vez, para os municípios de João Alfredo, Tuparetama, Granito, Bodocó, Exu, Araripina, Trindade e Petrolina), para supervisionar iniciativas já em andamento e discutir a possibilidade de novos programas que atendam às demandas dos pequenos produtores de Pernambuco.
O fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) é uma das iniciativas da Adepe, com foco no aprimoramento dos processos de produção e consequente geração de empregos, aumento de renda e crescimento econômico da região.
Nossa equipe foi recebida pelo secretário de desenvolvimento econômico do município de João Alfredo, onde visitamos o polo moveleiro de Pernambuco. Através dos arranjos produtivos locais, o polo promove a integração das empresas, a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto, além de fortalecer a competitividade empresarial no mercado nacional e internacional.
Em Exu, realizamos a entrega de um furgão 0 km, com baú refrigerado, para Associação de Produtores do munícipio (Apre). Depois, passamos pelo Polo Gesseiro de Araripe, produtor de aproximadamente 97% do gesso consumido no país e motriz essencial para o desenvolvimento de Pernambuco, onde fomos recebidos por Jefferson Duarte, presidente da Sindusgesso.
Em seguida, a agência foi até as novas instalações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Araripina, que atua com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável de pequenos negócios, promovendo a capacitação e educação de empreendedores e empresários, o acesso a novos mercados e a articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável.
Além disso, pudemos conhecer a Associação dos Artesões de Gipsita de Trindade para espiar de antemão produtos que serão expostos na Fenearte, que acontecerá do dia 5 a 16 de Julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Por último, o gerente geral de Arranjos Produtivos Locais da Adepe, Joaquim Coelho, visitou o Abatedouro da Capricon, associação incentivada pela agência, em Petrolina, onde foi recebido pelo presidente da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura, Roberto Cândido.




