O investimento está previsto no Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

A Refinaria Abreu e Lima, localizada no Complexo de Suape, no município de Ipojuca, protagonizou um momento histórico no dia 18 de janeiro. Trata-se da ampliação da planta, que vai gerar 30 mil empregos durante as obras e 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia quando estiver concluída. A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da governadora do Estado, Raquel Lyra; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; do diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot; do diretor-presidente da Adepe, André Teixeira; e de dezenas de outras autoridades do legislativo e executivo.

O investimento está previsto no Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Já em fase de contratação, a construção do Trem 2 da refinaria tem data para finalização em 2028, quando passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. O início das obras do Trem 2 está previsto para o segundo semestre de 2024.

A novidade vai gerar 30 mil empregos (diretos e indiretos), voltados à energia sustentável para Pernambuco, trazendo benefícios significativos para o mercado de trabalho e a produção nacional de Diesel S10 de baixo teor de enxofre. A nova planta também estará apta a produzir combustível limpo e outras fontes de energias renováveis.

*Texto do Portal do Complexo de Suape

janeiro 2024

Compartilhe: