ADEPE lidera ranking de governança e transparência entre estatais pernambucanas

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco por meio do seu Controle Interno acaba de receber o máximo de maturidade nos índices de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS) e de Adequação das Estatais (IAE), referentes ao ano de 2021. Os dados foram mensurados e divulgados recentemente pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE).

A Adepe obteve 100% de pontuação, assegurando o nível cinco na Adequação ao Sistema de Controle Interno e na Adequação das Estatais.

O propósito do IAS é mensurar o grau de adequação das UCIs (unidades de controladoria interna) aos requisitos estabelecidos no Decreto Estadual nº 47.087/2019 e na Portaria SCGE nº 24, de 26 de fevereiro de 2021, bem como nas orientações técnicas repassadas pela SCGE.

A avaliação é feita tomando como base 26 pontos de controle estabelecidos pela Controladoria-Geral, que tem foco de análise concentrada na atuação, conformidade e aprendizado.

Já no IAE, a proposta é avaliar o grau de adequação das Empresas Estatais aos requisitos estabelecidos na Lei Federal nº 13.303/2016, no Decreto Estadual nº 43.984/2016 e nas melhores práticas de governança corporativa, a partir dos 32 pontos de controle estabelecidos pela SCGE e agrupados em três dimensões: conselhos, comitês e diretorias; transparência das informações; e gestão, controle auditoria.

governanca #govpe #analise #monitoramento

abril 2022

Compartilhe: