Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec), Encontro Comex surge com a missão de aproximar e integrar os agentes públicos e privados de comércio exterior

Geração de empregos, acesso a novas tecnologias, ganhos de escala e aumento de produtividade. Esses são alguns dos benefícios de investir no comércio exterior e, para que a prática ganhe ainda mais força em Pernambuco, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec) criou o Encontro Comex, um evento de integração dos agentes públicos e privados de comércio exterior que teve sua primeira edição nessa quinta-feira (22), no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife.
Reunindo as empresas vinculadas à Sdec – Adepe, Copergás, Porto do Recife e Complexo Industrial Portuário de Suape -, com players de empresas de trading, agente de carga, de gestão portuária, consultores e associações de entidades, o Comex tem como objetivo fomentar esse diálogo e relacionamento entre os setores público e privado. Maurício Laranjeira, o secretário-executivo de Atração de Investimentos de Pernambuco, fez a abertura do evento, chamando as empresas vinculadas da Sdec para uma apresentação sobre o que o Estado tem de serviços e infraestrutura para as atividades do comércio exterior.
Representando a Adepe, Pedro Neves Holanda, diretor de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos, explicou como funciona o Programa Exporta PE, que tem por objetivo promover a inserção das empresas pernambucanas no mercado externo, acompanhando por meio de consultoria negociações e procedimentos para efetivar exportações, avaliando os resultados. “A Adepe tem exercido um papel essencial na cultura exportadora, e o Exporta PE é um exemplo de programa que vai fomentar essa prática no Estado, A chegada a outros países é competitiva, e, para as empresas estarem aptas, precisam passar por capacitações, alinhamento da contabilidade, posicionamento de marca e produto, pesquisa de mercado e negociação com os players internacionais”, comentou Neves.
A intenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec) é promover uma nova edição deste evento a cada quadrimestre. “Esse primeiro encontro foi de grande importância para aproximar os players privados de comércio exterior. Independente do porte da empresa, o que importa é o governo e o setor privados andarem juntos para desenvolverem a economia do Estado, gerando empregos e diminuindo as desigualdades sociais”, destacou Maurício Laranjeira.

*Texto com informações da Sdec e Adepe




