A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) acaba de divulgar o resultado da chamada pública para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Ao todo, quinze projetos de entidades privadas sem fins lucrativos foram contemplados (ver em anexo). Vale a pena lembrar que a iniciativa prioriza o apoio às ações estratégicas para o desenvolvimento dos seguintes Arranjos Produtivos Locais e setores econômicos: piscicultura; confecções; mel; fruticultura irrigada (manga e uva); laticínios ou produção de leite; caprino e ovinocultura, avicultura de postura e corte, café e mandioca. A AD Diper vai disponibilizar o montante de R$ 1,5 milhão, desconsiderando os valores de contrapartida, para ser investido nas culturas beneficiadas pela iniciativa. O resultado e o edital podem ser conferidos no site da AD Diper (adepeold.sytes.net).
“O nosso objetivo é, ao longo do tempo, investir no potencial das diferentes regiões do estado para estruturar as cadeias produtivas de cada uma delas. Este trabalho, com certeza, tem uma grande probabilidade de continuar colhendo excelentes frutos”, afirma o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, acrescentando que haverá mais dois chamamentos públicos neste ano.
A AD Diper vem apoiando, desde 2007, ações para o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e outros segmentos econômicos de relevância para Pernambuco. Só para se ter uma ideia, de lá pra cá, o governo já investiu um total de R$ 41 milhões em cerca de 320 projetos. Tais ações visam fortalecer as atividades econômicas existentes, em sua grande maioria no interior do estado, de modo a solucionar gargalos encontrados nos respectivos setores produtivos. O fomento dado às entidades sem fins lucrativos, vinculados a um APL, converge com a política ampla de interiorização, de modo estratégico, onde os resultados obtidos diminuem as desigualdades sociais e regionais.
Além disso, os projetos apoiados pela AD Diper buscam o desenvolvimento econômico regional; a inovação tecnológica; o crescimento do nível de emprego e renda; a redução da taxa de mortalidade; a manutenção das micro e pequenas empresas; o apoio ao associativismo e cooperativismo; e o aumento da produtividade e da competitividade de modo prioritário.
E diante da Lei das Estatais (Lei 13.303/16), há o entendimento de se realizar um chamamento público para a escolha imparcial, baseado na avaliação de critérios objetivos, dos projetos a serem fomentados pela AD Diper. O diretor de Planejamento, Inovação e Fomento, Jaime Alheiros, explica que, durante a avaliação dos projetos, houve uma rigorosa observação das orientações, sobretudo no que tange aos prazos, à documentação e ao modo de apresentação.
“A ideia é fomentar projetos que tragam desenvolvimento econômico. Estamos sendo proativos, pois não vamos mais esperar o contato das prefeituras, e sim ir ao encontro delas. Além disso, estamos tendo mais transparência e nos adequando ao novo modelo de governança”, justifica Alheiros.
Lista dos projetos contemplados no 1º Chamamento Público para os APLs:
– Apoio à Agroindústria Familiar da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Distrito de Nascente – Araripina – PE
– Inovação e Desenvolvimento da Avicultura no Agreste Pernambucano
– Adequação das Pequenas Queijarias do Agreste Meridional
– Avicultura de Corte no Sertão do São Francisco
– Estruturação de Agroindústrias da Zona da Mata Norte Pernambucana
– Ciclo 2 – Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Mandioca em Feira Nova – PE
– Projeto de Fortalecimento da Bovinocultura de Leite no Sertão do Araripe
– Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos no Sertão do São Francisco
– Projeto de Organização dos Grupos Produtivos da Agricultura Familiar da Zona da Mata Sul Pernambucana
– Inovação da Bacia Leiteira do Agreste Pernambucano
– Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura no Sertão do São Francisco
– Projeto Equipamentos Farinha de Feira Nova
– Projeto Cooperativismo em Corte e Costura em Vicência
– Projeto de Desenvolvimento Produtivo Agropecuário
– Ecossistema de Negócios do APL de Confecções de Pernambuco



